Japão aprova projeto de lei de apoio a trabalhadores que cuidam de filhos ou familiares
O governo japonês decidiu aumentar o apoio a trabalhadores com filhos pequenos ou que cuidam de outros membros da família.
Na terça-feira, o projeto para revisar as leis sobre cuidadores de crianças e outros membros da família foi aprovado durante uma reunião do Gabinete.
Atualmente, a lei é voltada principalmente para pais com filhos de três anos ou menos.
Segundo o projeto de revisão da lei, empregadores terão de isentar empregados com crianças em idade pré-escolar de fazer horas extras.
Serão obrigados também a escolher pelo menos duas de uma série de medidas, incluindo jornadas de trabalho mais curtas, horários flexíveis, início variável de turnos e teletrabalho.
Funcionários com filhos na terceira série escolar ou mais jovens poderão faltar se seus filhos ficarem doentes ou se machucarem. Poderão faltar também se as aulas forem suspensas devido à propagação de uma doença infecciosa ou se tiverem de participar de eventos escolares.
Para trabalhadores que cuidam de familiares, os empregadores deverão informá-los sobre seu direito de tirar licença para cuidados e perguntar sobre seus planos.
Até agora, acredita-se que muitas pessoas tenham deixado seus empregos sem usar o programa de apoio.
O governo quer que tais revisões sejam aprovadas durante a atual sessão parlamentar.
FONTE: NHK PORTUGUÊS