Premiê japonês Kishida Fumio promete reinício de visitas a túmulos em ilhas controladas pela Rússia
O primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, reiterou que o seu governo continuará a fazer esforços para resolver uma questão territorial com a Rússia. Ele disse que a prioridade máxima é permitir que cidadãos japoneses visitem os túmulos dos seus antepassados nas ilhas controladas pela Rússia.
A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas foram ocupadas ilegalmente depois da Segunda Guerra Mundial.
Kishida falou a repórteres em Tóquio na segunda-feira. Com relação às eleições presidenciais da Rússia, ele disse que deve se abster de comentar sobre os resultados de uma eleição realizada num país estrangeiro.
O premiê japonês disse que após a invasão da Rússia à Ucrânia, as negociações do Japão com o Kremlin, incluindo as negociações sobre um tratado de paz, chegaram a um impasse. Ele enfatizou o compromisso inabalável do Japão em resolver a questão territorial e em concluir um tratado de paz com a Rússia.
Kishida também disse que, na realidade, a prioridade do Japão nas relações russo-japonesas é a retomada dos programas de intercâmbio bilateral, que incluem um esquema que permite que antigos residentes das quatro ilhas controladas pela Rússia visitem os túmulos dos seus antepassados.
Acrescentou que o Japão deve instar a Rússia a concordar em reiniciar os programas, tendo em conta a idade avançada dos antigos residentes das ilhas e o forte desejo de os mesmos participarem das atividades.
FONTE: NHK PORTUGUÊS