Preços de 2.800 alimentos vão aumentar em abril no Japão
Os preços de alimentos e bebidas vão aumentar em abril no Japão, como um reflexo de aumentos dos custos de mão de obra e transporte.
Um levantamento envolvendo 195 fabricantes de alimentos e bebidas de todo o país realizado pelo instituto de pesquisa privado Teikoku Databank mostra que os preços de 2.806 artigos vão aumentar em abril. Alguns custarão o mesmo, mas terão o volume reduzido.
Trata-se de uma queda de 48,1% em relação ao número de artigos cujos preços aumentaram há um ano. Em abril de 2023, houve aumento nos preços de 5.404 artigos. Contudo, em comparação apenas com o decorrer deste ano, o aumento em abril é o maior.
Mais de 2.000 destes itens são alimentos congelados e outros alimentos processados, como presuntos e salsichas. Também estão planejados aumentos de preços para quase 370 condimentos, como caldos e ketchup, e para cerca de 290 bebidas, entre alcoólicas e não alcoólicas.
A taxa média de aumento é de cerca de 23% em termos de ienes. Isto demonstra uma tendência moderada de aumento em relação a um ou dois anos atrás.
O instituto Teikoku Databank observou que os fabricantes estão repassando os custos trabalhistas à medida que os salários aumentam.
Também se espera aumentos nos custos de transporte, pois será imposto um limite na carga horária de trabalho dos motoristas a partir de abril. Isto vai piorar a situação de escassez de motoristas e possivelmente vai reduzir a capacidade de transporte de carga no país.
O instituto de pesquisa prevê mais aumentos nos próximos meses, decorrentes do aumento dos custos de importação devido ao iene mais fraco e do aumento dos custos das matérias-primas devido aos problemas climáticos globais.
FONTE: NHK PORTUGUÊS