Forte terremoto de 7,5 abala Taiwan e Okinawa, com alerta de tsunami
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), às 8h58 de quarta-feira (3), ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 7,5 na costa de Taiwan, a 18 quilômetros da cidade de Hualien e cerca de 250 quilômetros da ilha e cidade de Ishigaki (Okinawa).
Às 22h30 a AMJ informou que a magnitude foi corrigida para 7,7.
Como o epicentro foi em um local relativamente raso, de 11,4 quilômetros, gerou alerta de tsunami imediatamente.
*Atualização: Ao meio-dia a AMJ suspendeu a advertência do tsunami para toda a área, pois considerou que não há mais risco.
Na província de Okinawa, em Miyako, o tsunami poderá ser de até 3 metros de altura está previsto para chegar por volta das 9h10. E no arquipélago da província, ou seja, em todas as demais ilhas, incluindo onde fica a capital e outras cidades, está previsto um da mesma altura, com chegada estimada às 10h.
Por isso, se vive nessa área, afaste-se imediatamente da costa, alerta a AMJ. Enquanto o alerta estiver ativo, não se aproxime da costa, apelou o porta-voz da AMJ em coletiva de imprensa às 22h30. Nesse mesmo horário, foi informado que o alerta foi mudado para advertência.
Já na faixa da costa do Pacífico, de Chiba até as ilhas Amami, prevê-se um tsunami de até 20 centímetros. Portanto, se está na costa dessa ampla faixa, não subestime o tsunami, pois mesmo sendo de 20 centímetros tem força para arrastar uma pessoa.
Às 22h30 a altura do tsunami foi corrigida para o máximo de 1 metro de altura para Okinawa. Já foram confirmados tsunamis de 20 centímetros em Miyako e 30 cm em Yonaguni.
Atualização: segundo forte terremoto em Taiwan
Segundo a AMJ, às 9h11 ocorreu um outro forte terremoto de magnitude 6,1 na costa de Taiwan, próximo do anterior, a uma profundidade bem rasa.
Esse terremoto causou abalo também nas ilhas de Okinawa, como Yonaguni e Ishigaki.
Em relação à Taiwan, ainda não há notícias sobre todos os danos, mas soube-se que houve tremor na capital, Taipei. Veja as imagens postadas no X.
FONTE: PORTAL MIE