Mais do que um concurso de beleza, o Miss Akimatsuri desperta a autoconfiança e autoestima entre as candidatas
O Miss Akimatsuri é um dos eventos mais tradicionais do Festival de Outono Akimatsuri, que vai acontecer no primeiro sábado do evento. O concurso é promovido há 13 anos dentro do Akimatsuri e é uma seletiva para o Miss Nikkey Brasil. As quatro finalistas da região concorrem a uma vaga para o Miss Nikkey São Paulo e se classificadas, disputam o concurso a nível nacional. Ambos ocorrem durante o Festival do Japão, em julho, na Capital. Os concursos são coordenados por Kendi Yamai, que é quem apresenta o desfile no Akimatsuri. “O Miss é muito mais do que um concurso de beleza. Ele trabalha com a autoestima das jovens, ajuda no seu desenvolvimento pessoal porque estimula a autoconfiança, trabalha com a feminilidade ao ensinar que a beleza é construída por muitos fatores além de estéticos, como o modo como se comunicam, se comportam e se vestem. Para gente, esse crescimento pessoal é o maior prêmio que o concurso pode gerar”, finaliza Yamai, que tem amplo currículo reconhecido no meio artístico na comunidade nikkei.
Para o Festival Akimatsuri, 15 mulheres com idades entre 16 e 30 anos, foram classificadas, após uma seletiva organizada por Rodrigo Sussumu Naniwa, coordenador do concurso. Elas são moradoras do Alto Tietê, solteiras, com ascendência japonesa, e buscam o mesmo sonho: se tornarem Miss Akimatsuri 2024.
“O concurso de Miss virou uma tradição no Akimatsuri. Começou de uma forma bem despretensiosa, porque em outras cidades do Brasil já era realizado e aqui em Mogi, no Akimatsuri, a gente fazia apenas para as crianças (concurso Miss e Mister Akimatsuri Júnior). Começamos em 2008 para homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e para nossa felicidade, uma mogiana, a Karina Eiko Nakahara foi a grande vencedora do concurso nacional e eleita a Miss Centenário Brasil-Japão. Foi uma experiência muito boa porque vimos a importância para aquelas jovens participarem do concurso que vai além de beleza para a maioria. Muitas estão ali para homenagearem suas famílias, suas origens, e nós como estamos à frente deste movimento de preservação da cultura japonesa na cidade, percebemos que o Concurso Miss Akimatsuri somaria muito mais à nossa missão. Hoje, quem vai no primeiro sábado do festival, quando acontece o Miss Akimatsuri, consegue entender o que estou falando. É uma energia muito boa, que não tem como mensurar em palavras. Ver as famílias torcendo para suas candidatas, é algo muito bonito porque é um momento de união e fraternidade, valores que nós trabalhamos para manter durante os 37 anos que estamos promovendo o Festival Akimatsuri”, relembra o presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda.
FONTE: NIPPON JÁ