Microsoft vai investir 2,9 bilhões de dólares no Japão
A empresa americana de tecnologia Microsoft anunciou que vai investir 2,9 bilhões de dólares no Japão nos próximos dois anos para impulsionar a IA. O investimento será o maior da empresa no país.
Os planos incluem a expansão de instalações em Tóquio e em Osaka para elevar a capacidade do centro de dados, crucial para a IA generativa. Unidades de processamento gráfico, ou semicondutores avançados de IA, serão introduzidas.
A empresa também planeja estabelecer uma base de pesquisa em Tóquio. O objetivo é ajudar a melhorar a produtividade e a lidar com os problemas socioeconômicos do Japão por meio da IA e da robótica.
A empresa também pretende promover especialistas em IA treinando 3 milhões de trabalhadores em tempo integral e temporários nos próximos três anos. Acrescenta que fornecerá programas de capacitação em IA para mulheres e treinamento profissional para desenvolvedores de IA.
Também se espera que a Microsoft fortaleça a colaboração com o governo japonês no setor de segurança cibernética, incluindo o compartilhamento de informações.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, revelou os planos na terça-feira, durante uma reunião com o primeiro-ministro do Japão, Kishida Fumio, que está visitando os Estados Unidos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS