Santa Casa de Marília capacita equipe multiprofissional sobre o Transtorno do Espectro Autista
A Santa Casa de Marília realiza atividades para capacitar equipe multiprofissional do Bloco Pediátrico e do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Palestras iniciais foram realizadas neste dia 11 de abril, no salão de reuniões da instituição para profissionais de turnos diferentes. Novas atividades do gênero acontecerão no dia 22 de abril, às 8h, às 15h e às 19h30, no mesmo local.
“Passamos aos profissionais o que o diagnóstico do TEA contempla: as alterações de comunicação, sensoriais e de comportamento. Tudo isso precisa ser identificado pelo profissional da saúde, que também deve se preocupar com o acolhimento da família”, disse a responsável técnica pelo serviço de Fonoaudiologia da Santa Casa de Marília, Aline Rodrigues Pinto Souza.
Na abordagem, a família deve dizer o que o paciente com TEA necessita e então, os profissionais podem dar início ao atendimento adequado. “Temos o recurso de alta tecnologia, que é o tablet e também o recurso de baixa tecnologia: os pictogramas para comunicação alternativa ou suplementar”.
As atividades fazem parte da campanha Abril Azul, de conscientização sobre o TEA, da qual a Santa Casa aderiu pelo segundo ano consecutivo.
Além das ações adotadas para aprimorar o atendimento ao paciente com TEA, a Santa Casa de Marília segue outras normas de atendimento preferencial e também disponibiliza vagas de estacionamento privativas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ente outras medidas, para garantir a forma de cuidado adequada e acolhimento aos familiares.