1ª Festa das Nações deve reunir comunidades de dez países no Kokushikan
Os moradores próximos ao Parque Bunkyo Kokushikan, em especial os de São Roque e cidades vizinhas – Vargem Grande Paulista, Ibiúna, Mairinque e Cotia – vão ganhar uma nova opção de entretenimento. Trata-se da 1ª Festa das Nações, que será realizada nos dias 27 e 28 de abril (sábado e domingo), das 10h às 17h.
O evento promete unir danças típicas de 11 grupos representando comunidades de nove países: Brasil, Japão, Itália, Espanha, Alemanha, Rússia, Paraguai, Armênia e Grécia – Portugal estará presente apenas na gastronomia.
Estão confirmadas participações do Coral Vahakn Minassian e o Grupo de Dança Típica Armênicas Kilikia (Comunidade Armênia); Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Edelweiss (Comunidade Alemã); Kodamakai Taiko – Vargem Grande (Comunidade Japonesa); Música Espanhola – Alfredo Alejandro Pomponio (Comunidade Espanhola); Grupo Apollo de Danças Gregas (Comunidade Helênica de Santos); Associação Cultural Corrente Libertadora (Comunidade Brasileira); Grupo Jeroky Paraguay Mi Passion (Comundade Paraguaia); Música Italiana – Alfredo Alejandro Pomponio (Comunidade Italiana); Neolea Asteri – Grupo Folclórico de Danças Gregas (Comunidade Helênica); Companhia Balalayka de Danças e Folclore da Rússia (Comunidade Russa).
Criança e área para pets – Nos dois dias, o encerramento ficará por conta de um animado bon odori com a participação do púbico presente. Além das apresentações, os grupos também estarão oferecendo workshops de danças típicas.
Haverá ainda bazaristas com venda de artesanatos, mudas de cerejeiras, bebidas a produtos alimentícios. Especialistas também darão dicas de como cuidar de seu bonsai. O local terá ainda espaço criança e área para pets.
Conforme a Comissão Organizadora do Evento, formada por Teruco Kamitsuji (presidente); Carlos Busch (vice-presidente), Gerson Kunii (coordenador da Praça de Alimentação) e Cristina Zoriki (Divulgação e Comunicação), a iniciativa de reunir grupos folclóricos e culturais busca incentivar o intercâmbio cultural entre as diversas nações, além de dar maior visibilidade ao Parque Bunkyo Kokushikan.
Gastronomia – As comunidades participantes também vão apresentar pratos típicos de seus países. A ideia, conta Gerson Kunii, é agradar os paladares mais exigentes. Para isso, a praça de alimentação da Festa das Nações deve contar com pratos mais tradicionais da cozinha oriental, como os tradicionais yakisoba, lamen, tempurá e guioza até cardápios menos conhecidos, como os gregos gyros (churrasco grego com salada, molho tzatziki e fritas envolvido no pão pita), moussaka (lasanha grega), galaktobúriko (pudim de leite com massa folhada, creme de semolina e baunilha) e karidópita (bolo denozes).
Com uma gastronomia inspirada em tradicionais receitas da Ilha da Madeira, a tradicional Adega e Restaurante Quinta do Olivardo, de São Roque, terá um cardápio rico com vinhos artesanais, suco de uva natural, batata no palito, bolinho de bacalhau e pastel de Belém.
Representando os sabores da Itália, a Cantina Tia Lina vai oferecer a pasta curta ao sugo e pasta curta com porpetas. E para quem é fã da cozinha japonesa o Restaurante Mikazuki vai ter um bufê com pratos orientais e brasileiros.
Ainda na praça de alimentação, a Associação Vila Nova Cachoeirinha, que já participa do Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos, realizado anualmente pelo Bunkyo no mesmo local, vai preparar um delicioso lamen e teishoku de anchova com tempurá, guioza e arroz japonês.
Cerimônia do chá – No sábado, por volta do meio-dia, a cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades. Destaque para a presença de seis cavaleiros da Festa de São Sebastião de Ibiúna. Os visitantes também podem aproveitar para conhecer e participar do tradicional ritual da cerimônia do chá.
Todas as atividades devem acontecer próximas ao ginásio.
Para Teruco Kamistsuji, o intuito é proporcionar uma tarde agradável em meio à natureza. O Parque Bunkyo Kokushikan tem mais de 1000 pés de cerejeiras, além de um terço da propriedade ser coberto de mata nativa, com três lagos de nascentes próprias.
(Aldo Shiguti)
1ª Festa das Nações
Quando: Dias 27 e 28 de abril (sábado e domingo) das 10h às 17h
Onde: Parque Bunkyo Kokushikan – Estrada Municipal do Carmo, 801 – São Roque/SP – Entrada gratuita
Estacionamento (R$ 50 por veículo, gratuito para motos)
Informações: (11) 3208-1755 / evento@bunkyo.org.br
TRANSPORTE
Ônibus saindo da sede do Bunkyo (R. São Joaquim, 381, metrô São Joaquim, Liberdade/SP): R$ 60 (ida e volta)
Saída às 8h, retorno às 17h ou 18h
Informações: https://www.bunkyo.org.br/1a-festa-das-nacoes-onibus/