Com presença de comitiva de Izumisano, Japan Fest espera mais de 70 mil pessoas
Marília e região já estão em contagem regressiva para a 21ª edição do Japan Fest. Uma inciativa da TV TEM com organização do Nikkey Marília, o evento acontece de 25 a 28 deste mês e faz parte do calendário de eventos do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo (através do PROAC/ICMS) bem como da Prefeitura Municipal.
Segundo o vice-presidente do Nikkey Marília, Carlos Nakamura, a expectativa este ano é receber cerca de 70 mil visitantes nos quatro dias de evento. A programação promete trazer ao público uma verdadeira imersão na cultura japonesa através de música, exposições culturais e de empresas, além da tradicional gastronomia, Concurso Miss Nikkey, espaço rural, artesanato, bon odori, Nikkey Kids, parque de diversões, palestras, oficinas e shows.
Para quem gosta de música sertaneja o destaque fica por conta da dupla Jad & Jefferson, que comemora 30 Anos de História. Com 10 CDs gravados e 1 DVD ao vivo, a dupla sobe ao palco logo no primeiro do do Japan Fest. E no ritmo sertanejo, mas com sotaque japonês, o cantor Joe Hirata é a atração de sexta-feira, quando acontecem também o concurso que vai eleger a mais bela representante oriental de Marília, e a abertura da 37ª Exposição de Ikebana Ikenobo.
Cunho social – Carlos Nakamura explica que o intuito do Japan Fest é a preservação e divulgação da cultura japonesa. Ele destaca também o cunho social do evento, em especial na Praça de Alimentação, contribuindo com as entidades beneficentes da cidade. Na parte da Gastronomia, além dos Departamentos do Nikkey de Marília (Depto. Beisebol e Softbol, Depto. Judô, Depto. Futebol, Depto. Educacional, Depto. Ciclismo, Depto. Turismo, Depto. Taikô, Depto. Tênis de Campo, Depto. Gatebol, Depto. Karaokê), o espaço conta também com barracas de diversas entidades assistenciais: Seicho No Ie de Marília, Igreja Tenrikyo de Vera Cruz, Igreja Metodista, Paróquia Santa Rita de Cássia – Grupo Teatro Paixão de Cristo, Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília, Templo Budista Hompa Hongwanji de Marília (Oterá Anchieta), Associação dos Meninos Carentes da Zona Sul, Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos (AADEF) e Igreja do Nazareno.
Além da Gastronomia, a 21ª edição da Japan Fest também movimenta segmentos importantes como a área comercial, onde as empresas procuram expor seus produtos e serviços durante a feira. Uma das novidades deste ano é a volta das concessionárias de veículos, inclusive com os veículos elétricos (Byd).
Izumisano – Considerado um dos principais eventos da cultura japonesa do país, o Japan Fest também costuma receber autoridades e convidados de todo o país e até do exterior. Este ano, por exemplo, está confirmada a presença de uma comitiva da cidade japonesa de Izumisano. Izumisano é uma das cidades com as quais Marília mantém acordo de cidade-irmã. No caso de Izumisano, o convênio foi assinado em 2018. A outra cidade é Higashihiroshima, cujo tratado de irmandade foi firmado em 1980.
Fazem parte da delegação japonesa o presidente da Câmara Municipal de Izumisano, Teruhiko Nitta; o secretário geral da Câmara Municipal; o diretor Responsável pela Revitalização da Área Urbana Central, Noriaki Imanishi; o responsável pelo Intercâmbio Internacional, Kunihiko Tanaka; o Responsável pelo Intercâmbio Internacional, Risa Kanda; e a coordenadora para Relações Internacionais, Natália Yumi Inoue Hidaka.
Teruhiko Nitta, aliás, será um dos homenageados do 21º Japan Fest. Outros homenageados serão: Tokumi Kono, Yoshicazu Kaga e Itamar Ferruci, da TV TEM.
(Aldo Shiguti)
21º Japan Fest
Quando: Dias 25, 26, 27 e 28 de abril. Quinta e sexta-feira, das 18h às 23h; sábado, das 12h às 23h; domingo das 12h às 18h.
Onde: Sede Campestre do Nikkey Marília (Endereço: Avenida Benedito Alves Delfino, s/n – Local com estacionamento)
Doe um 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Marília através da campanha Bem Legal da TV TEM.
FONTE : NIPPON JÁ (POR ALDO SHIGUTI)