Evento LGBTQ em Tóquio pede a eliminação da discriminação
Participantes de um dos maiores eventos LGBTQ do Japão marcharam pelas ruas do distrito de Shibuya, em Tóquio, no domingo.
Minorias de gênero e seus apoiadores, com bandeiras e roupas nas cores de arco-íris, que simbolizam a diversidade, gritaram “orgulho feliz” enquanto marchavam.
A “Parada do Orgulho” visa aumentar a conscientização sobre as minorias de gênero e eliminar a discriminação ou o preconceito, e foi realizada pela primeira vez em 1994. O organizador do evento, Tokyo Rainbow Pride, disse que cerca de 15.000 participaram do desfile de domingo.
Um número crescente de governos locais começou a emitir certificados, reconhecendo as parcerias entre pessoas do mesmo sexo como equivalentes ao casamento.
No âmbito nacional, uma lei que busca promover a compreensão da comunidade LGBTQ entrou em vigor no ano passado.
Embora a compreensão da comunidade LGBTQ tenha se espalhado gradualmente na sociedade japonesa, ainda existem pessoas que acham suas vidas difíceis.
Sugiyama Fumino, copresidente do Tokyo Rainbow Pride, disse que, embora a conscientização sobre os LGBTQ esteja aumentando, os preparativos para a estrutura legal continuam sendo uma pendência.
FONTE: NHK PORTUGUÊS