Junia Nogueira de Sa assume presidência do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil
A jornalista Junia Nogueira de Sa assume nesta terça (23) a presidência do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil. É a primeira mulher a ocupar este posto na organização. Para o WWF-Brasil, é uma honra sua chegada na liderança do colegiado.
Profissional de comunicação com especialização em marketing institucional e gestão de negócios, além de sólida e reconhecida experiência em construção e gestão de imagem e reputação, a nova presidente tem uma trajetória bem-sucedida tanto no setor privado quanto no público.
“Nesta posição, quero continuar contribuindo com uma das organizações mais influentes e relevantes do mundo, e com uma causa que deveria ser a de todos nós neste momento crucial. É nossa responsabilidade histórica trabalhar pelas soluções justas, que vão permitir que o planeta possa superar a crise climática em todas as suas dimensões”, diz Junia.
À frente do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil, Junia Nogueira de Sá integra uma nova fase da organização, em que é urgente e imprescindível o envolvimento de todos os setores da sociedade, em especial empresas e governos, no combate à crise climática e seus efeitos.
Membro do Conselho Deliberativo desde 2020, ela assume a presidência no lugar de Roberto Pedote, que ocupou o posto por quatro ano e quatro meses, e deixa contribuições fundamentais para o amadurecimento institucional. Em especial, ele esteve envolvido no aprimoramento de processos internos, de gestão de pessoas e do atual sistema organizacional do WWF-Brasil, baseado na holocracia. Pedote passa a integrar o Conselho Consultivo da organização a partir de agora.
“Com a chegada da Junia, vamos avançar no fortalecimento das nossas relações com a sociedade, buscando o engajamento em ações efetivas no combate à crise climática e na construção de soluções baseadas na natureza”, afirma o diretor-executivo, Mauricio Voivodic. “Contamos com sua visão estratégica para nos apoiar neste momento em que é necessário acelerar ações concretas e robustas para mudar a trajetória de degradação da natureza e de injustiças sociais e climáticas”.
Nova presidente do Conselho
Com passagem por grandes veículos como Folha de S.Paulo, Veja e Exame, em que atuou como repórter especial, editora e editora-executiva, Junia Nogueira de Sa migrou para a área de assuntos corporativos no Grupo Abril em 1997. Também liderou a área em grandes empresas de outros setores, como Telefônica e Volkswagen. No setor público, foi responsável pela área de comunicação do Governo do Estado de São Paulo na gestão de José Serra (2007-2010). Na sequência, liderou a startup da agência de comunicação Fleishman-Hillard no Brasil, atuando como CEO. Desde 2017, é consultora de comunicação estratégica na Oito, Com Consultores.
Junia Nogueira de Sá foi a primeira mulher em muitas das posições de destaque que ocupou em mais de 35 anos de carreira – como diretora-executiva na Telefônica, no board da Volkswagen, dirigindo a revista Exame ou como ombudsman da Folha.
Além de se dedicar à sua própria consultoria, atualmente tem assento em em conselhos de outras organizações da sociedade civil, como Sitawi Finanças do Bem e Rede Mulher Empreendedora. Também é delegada do Brasil no W20, grupo de engajamento do G20 que trata das políticas de gênero e empoderamento econômico das mulheres. Casada, mora em São Paulo e tem dois filhos.
Agradecimento a Roberto Pedote
É com profunda gratidão que o WWF-Brasil anuncia o final do mandato de Roberto Pedote na presidência do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil. Sob sua liderança, a instituição amadureceu e consolidou processos internos que possibilitaram a alavancagem dos projetos para ampliar nossos impactos, além da criação de capacidade interna de enfrentamento de condições adversas no cenário político.
FONTE: WWF BRASIL