Kanto Bloco realiza seu primeiro Undokai em maio
Tradição japonesa de reunir a família para a prática de atividades esportivas, o Undokai – que significa, literalmente, “reunião, “encontro de exercício” – ainda é um evento bastante aguardado pela comunidade nikkei e se renova a cada ano. Prova disso é que os kenjinkais (associações) que formam o Kanto Bloco (Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Chiba, Tóquio e Kanagawa) decidiram se unir para realizar sua versão da gincana poliesportiva.
Assim, o 1º Undokai do Kanto Bloco acontece no dia 1º de maio (feriado do Dia do Trabalho), das 9 às 17 horas, no Centro Olímpico, na Vila Clementino, zona Sul de São Paulo (próximo à estação AACD do Metrô).
Além das provas tradicionais como corrida, pegar feijão com hashi, bola ao cesto, compras, cabo de guerra, corrida de saco, procura parceria, cata lixo e revezamento, a programação prevê apresentação de ginástica rítmica japonesa, taiko (com o grupo Shinkyo Daiko) e bon odori.
Segundo Neuza Kasumi Shirata Isso, vice-presidente da Associação Cultural Gunma Kenjin do Brasil, a ideia é unir não só familiares como também a comunidade em geral que queira passar uma tarde agradável e em clima de diversão.
Ela explica que outro objetivo é despertar o espírito de coletividade dos kenjinkais que compõem o Kanto Bloco. Segundo Toshio e Silvia Nake, de C hiba, o primeiro passo nesse sentido foi dado em fevereiro do ano passado, com a realização da primeira edição da Festa do Sorvete.
“A união também será essencial daqui para frente para garantirmos a sobrevivência dos próprios kenjinkais”, conta Olívio Sawasato, presidente do Tochigi Kenjinkai do Brasil. Segundo ele, o evento deste ano conta com emenda parlamentar do vereador George Hato, que possibilitou a aquisição de equipamento de som e ambulância, entre outros.
Haverá ainda praça de alimentação com venda de yakisoba, churrasco, oniguiri, pastel e dorayaki.
O evento é aberto a todos. Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados para o Lar Santo Antonio e Instituição de Apoio à Criança e ao Adolescente com Doenças Renais (Icrim).
(Aldo Shiguti)