Prefeitura Municipal de Marília inaugura Banco Municipal de Alimentos com presença dos parceiros e de autoridades e amplia a segurança alimentar da população
Prefeito Daniel Alonso esteve representado na solenidade pelo vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social inauguraram nesta terça-feira, dia 30 de abril de 2024, o Banco Municipal de Alimentos ‘Geralda de Souza’, localizado na rua Catanduva, nº 611. O objetivo é ampliar a segurança alimentar da população mariliense e combater a fome das famílias em vulnerabilidade social.
O programa se inicia atendendo 30 famílias e 20 instituições beneficentes. Eles recebem um kit, três vezes na semana, com frutas, vegetais e proteínas, totalizando seis quilos de alimentos.
O vice-prefeito Cícero da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), representou o prefeito Daniel Alonso (PL) na solenidade de inauguração. “O apoio alimentar para as famílias carentes sempre foi uma preocupação minha, desde que idealizei e promovi a horta do Ceasa, para ajudar a comunidade do entorno do entreposto”, declarou.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Clóvis Augusto de Mello, ressaltou que é apenas o começo, que muitas parcerias ainda serão firmadas. “Já atuei como secretário lá atrás e organizei o programa e iremos reestruturar e ampliar ainda mais”, relembrou. A inauguração ainda contou com a presença da ex-secretária de Assistência, atual secretária de Direitos Humanos, Wania Lombardi, que iniciou as primeiras ações relativas à segurança alimentar e nutricional. “Eu sei da luta que foi para chegarmos até aqui e como sou otimista, sempre vejo o copo meio cheio, temos muito o que comemorar e continuar a avançar no combate à fome em Marília”, declarou.
Através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, os alimentos são recebidos dos parceiros, como os supermercados Amigão e a unidade Aquarius da rede Confiança Supermercados e no Banco Municipal de Alimentos são selecionados e higienizados para depois serem acondicionados na montagem dos kits. Somente pessoas ou famílias que já estão no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, é que podem participar do programa municipal.
Prestigiaram a inauguração do Banco Municipal de Alimentos: Cássio Luiz Pinto Júnior – Secretário da Administração; Nelson Mora – Secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico; Guilherme Sasson – Secretário Adjunto de Obras; Mariana Lima – Diretora Adjunta Emdurb; Luci de Oliveira Milreu – presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Marília (COMSEA) e membro da Comissão Regional de Segurança de Segurança Alimentar e Nutricional; Maria Angélica Monici, representante do Fundo Social de Solidariedade. Participaram também Edvaldo Oliveira Secretário de Assistência Social de Tarumã, Elisângela Ribeiro Mendes, secretária-executiva da Casa dos Conselhos Municipais de Tarumã, Márcio Antonio da Silva, gerente Supermercado Confiança Marília e a presidente do Sindimmar, Vanilda Gonçalves de Lima.