Janela Para o JapãoNotícias

Motoristas que se afastam do carro com motor ligado podem ser multados no Japão; saiba mais

Deixar o carro com o motor ligado ao se afastar do veículo é considerado uma violação da Lei de Trânsito no Japão, apesar de muitos motoristas terem o hábito de fazer isso quando entram em uma loja de conveniência, por exemplo, para fazer compras rápidas, informou a emissora Fuji TV nesta segunda-feira (6).

O artigo 71, item 5, da Lei de Trânsito especifica que ao se afastar de um carro, o motorista deve desligar o motor e aplicar completamente os freios para garantir que o veículo permaneça parado.

Caso essa regra seja desrespeitada, o infrator pode receber uma penalidade de 1 ponto na carteira de habilitação e uma multa de 6.000 ienes para carros comuns.

Além disso, o ato de manter o carro em funcionamento, conhecido como idling (アイドリング), pode ser proibido por leis regionais devido a preocupações ambientais, como poluição do ar, ruído, odor e aquecimento global.

Por exemplo, em Tóquio, a legislação ambiental proíbe o idling para proteger o meio ambiente, mesmo durante curtos períodos, como ao fazer compras ou esperar alguém na estação de trem. Exceções se aplicam em casos de tráfego intenso ou uso de veículos de emergência.

A Lei de Trânsito também especifica que, ao se afastar de um automóvel ou de uma motocicleta, o motorista deve tomar as medidas necessárias para prevenir que o veículo seja operado por terceiros sem autorização, o que inclui não apenas desligar o motor, mas também trancar as portas para evitar furtos.

Há riscos significativos se o carro for deixado com o motor ligado ou sem ativar o freio de mão, como a possibilidade de o veículo se mover sozinho e causar acidentes, atingindo pedestres, outros automóveis ou até edificações.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *