No Dia Mundial da Língua Portuguesa, ONU aponta que idioma une comunidades
Neste 5 de maio, as Nações Unidas marcam o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Para o secretário-geral, António Guterres, o idioma é “um tesouro inestimável que transcende fronteiras e oceanos”.
Guterres lembra que o português é falado por “centenas de milhões de pessoas”, sendo um “veículo de uma riqueza cultural extraordinária, unindo comunidades e nações, em diferentes partes do mundo”.
Pluralidade de vozes
O líder da ONU aponta que a língua reúne uma “pluralidade de vozes”, por ser falada em diferentes locais do planeta, ele afirma que essa “diversidade é tão mais rica quanto mais intensa é a colaboração entre os países de língua portuguesa, em áreas como a educação, a cultura, a ciência e a investigação”.
Para Guterres, além de uma “herança comum”, o idioma é uma semente de futuro, já vista no espaço virtual, já que é possível observar uma expansão dos conteúdos culturais e científicos em português.
Em sua mensagem para data, o secretário-geral ainda saúda o trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, na promoção do patrimônio linguístico e cultural e no fortalecimento dos laços entre os povos que a integram.
Multilinguismo
Segundo ele, as Nações Unidas permanecem empenhadas na cooperação com a Cplp e acreditam firmemente que o multilinguismo e a diversidade cultural contribuem para a construção de um mundo mais pacífico, inclusivo e unido.
O chefe da ONU também lembrou que este ano, a Cúpula do Futuro convida a pensar nos passos a tomar para alcançar esses objetivos. Ele concluiu citando Agostinho Neto, afirmando que “a esperança somos nós”.
Celebração
Neste ano, o Dia Mundial da Língua Portuguesa será comemorado nas Nações Unidas com um evento organizado pela Missão Permanente do Brasil, em parceria com outros membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O evento, que marca a presidência rotativa do Brasil no grupo, será realizado na segunda-feira, 6 de maio. Pela primeira vez, o evento será realizado em língua portuguesa, em reconhecimento à importância e à riqueza cultural da comunidade lusófona.
Entre as atrações, a reunião terá a apresentação dos Meninos Cantores do Município de Trofa, um coral infantil. A atração foi oferecida pela Missão Permanente de Portugal. Além disso, o secretário-geral António Guterres deve discursar ao lado dos embaixadores dos países lusófonos.
FONTE: ONU NEWS