Sistema de irrigação idealizado por médico japonês falecido no Afeganistão é concluído
Um novo canal de irrigação foi concluído no Afeganistão com o apoio de uma organização não governamental que dá continuidade aos esforços liderados pelo falecido médico japonês Nakamura Tetsu.
Nakamura foi morto a tiros no Afeganistão, em 2019, depois de prestar apoio humanitário por muitos anos no país. Ainda não está claro quem o matou e qual o motivo. Uma investigação está paralisada desde antes e depois do retorno do Talibã ao poder, em 2021.
A ONG japonesa Peshawar-kai, representada no Afeganistão por Nakamura, continua suas atividades no país.
No último sábado, uma cerimônia de inauguração foi realizada na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, com a presença de autoridades do Talibã e moradores locais. A construção do canal demorou cerca de um ano e meio para ser concluída.
O ministro interino da Energia e Águas, Abdul Latif Mansoor, declarou que os membros da ONG japonesa realizaram a incrível façanha de enviar água de um ponto remoto e armazená-la. Ele agradeceu ao grupo por não esquecer o povo do Afeganistão, mas por sentir sua dor e ajudá-lo.
A afiliada local do grupo militante Estado Islâmico, por sua vez, já expandiu sua influência na região, matando moradores e transformando campos agrícolas em terras áridas. A população local sofre com a escassez de alimentos devido à seca prolongada.
Espera-se que o novo canal ajude a melhorar a vida de cerca de 14.000 moradores locais, bem como a agricultura.
Fujita Chiyoko, da Peshawar-kai, afirmou que a seca está piorando no Afeganistão. Ela acrescentou que seu grupo dará continuidade às suas atividades visando ajudar muitas pessoas a ter acesso ao método de irrigação estabelecido por Nakamura Tetsu e aplicá-lo em áreas duramente atingidas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS