VariadosVariedades

Prefeitura de Marília Ilumina a Cidade de Roxo em Apoio ao Dia Mundial do Lúpus: Vereador Dr. Elio Ajeka Destaca Importância da Conscientização

O Projeto de Lei n° 5.151 – A de 2019, instituiu o dia 10 de maio como o Dia Nacional de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, esta data em especial serve como um lembrete poderoso da necessidade contínua de conscientização sobre essa doença autoimune e muitas vezes incompreendida. Com o objetivo de educar, apoiar e promover a solidariedade, o Dia Mundial do Lúpus destaca a importância de entender e apoiar aqueles que vivem com essa condição.
A finalidade principal da instituição da data foi aumentar a conscientização sobre o impacto físico, econômico, emocional, social que a doença tem sobre a vida das pessoas acometidas e seus familiares. Trata-se de doença potencialmente fatal que é ainda bastante desconhecida, o que pode contribuir para uma falta de empatia pelos pacientes com lúpus que tem sintomas muitas vezes “invisíveis” aos olhos das outras pessoas.
Em todo o mundo, a cor roxa tornou-se o símbolo visualmente marcante deste dia. Denominada como a cor oficial do Dia Mundial do Lúpus, o roxo representa esperança, coragem e solidariedade para com aqueles que enfrentam os desafios diários desta doença. Afirma o Vereador Dr. Elio Ajeka “Esta cor vibrante é um lembrete poderoso de que, juntos, podemos criar uma rede de apoio e compreensão para aqueles afetados pelo lúpus.”
Em um gesto de apoio e solidariedade, a Prefeitura de Marília uniu-se à causa do Dia Mundial do Lúpus. Em um esforço para aumentar a conscientização e mostrar apoio à comunidade afetada pelo lúpus, os prédios municipais serão iluminados com tonalidades roxa, em apoio à campanha de conscientização à pedido do Vereador.
Esta iniciativa não apenas ilumina a cidade, mas também ilumina os corações daqueles que lutam contra o lúpus, como a Carolina Helena, cidadã Mariliense que passa por esta situação. “A falta de informação causa muito medo. Quando a pessoa se vê diante de um diagnóstico desse, ela pensa que a vida dela acabou. Meu trabalho com o diário é sempre lembrá-los de que o diagnóstico não é o fim, mais sim um (re) começo.” Menciona Carolina.
Carolina é criadora da página no instagram @diariodelupus, que hoje conta com mais de 18 mil seguidores em suas redes sociais e têm ajudado e mostrado à essas pessoas que não estão sozinhas em sua jornada.
Ainda, de acordo com o médico Dr. Edgar Baldi Junior, reumatologista, “O Lúpus Eritematoso Sistêmico é o protótipo clássico das doenças autoimunes por acometer vários órgãos e sistemas do organismo. O estigma em receber esse diagnóstico faz, muitas vezes, os pacientes se desesperarem, ao ponto de acharem ter uma doença terminal! Porém, existem muitos tratamentos satisfatórios para o controle adequado dos sintomas, melhorando, e muito, a qualidade de vida das pessoas, chegando a manter a doença em remissão. O diagnóstico precoce e o acompanhamento realizado por um reumatologista atualizado são de fundamental importância para atingirmos esses objetivos.”
Neste dia significativo, convidamos toda a comunidade a se unir, vestir roxo e mostrar seu apoio àqueles afetados pelo lúpus. Juntos, podemos iluminar o caminho para um futuro onde o lúpus seja melhor compreendido, tratado e, um dia, curado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *