Japão registra 2.300 golpes pelas redes sociais entre janeiro e março; prejuízos somam ¥28 bilhões
A Agência Nacional de Polícia do Japão divulgou nesta quinta-feira (16) um relatório sobre as perdas causadas por golpes de investimento e romance em redes sociais nos três primeiros meses de 2024.
O relatório indica que houve 1.700 casos de fraudes de investimento, com perdas de 21,93 bilhões de ienes, um aumento de 7,5 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. Essas fraudes envolvem o uso indevido de fotos e nomes de celebridades para atrair vítimas, informou a emissora Fuji TV.
Além disso, foram registrados 603 casos de fraudes de romance, com perdas de 6,06 bilhões de ienes, quase o dobro do ano anterior. Esses golpes exploram sentimentos românticos ou de proximidade para enganar as vítimas.
Das 1.700 fraudes de investimento, 545 casos (32,1%) envolviam pessoas se passando por investidores, 42 casos (2,5%) envolviam pessoas da área artística e do entretenimento, e 323 casos (19,0%) envolviam perfis falsos de celebridades.
O valor médio perdido por vítima foi de cerca de 13 milhões de ienes para fraudes de investimento e cerca de 10 milhões de ienes para golpes de romance.
O maior prejuízo individual foi de 450 milhões de ienes para fraudes de investimento, mas teve um caso de 809 milhões de ienes ocorrido em abril, após o fechamento do relatório.
A maioria das vítimas de fraudes de investimento tem entre 50 e 60 anos, enquanto nos golpes de romance, a maioria dos homens tem entre 50 e 60 anos e as mulheres entre 40 e 50 anos.
O primeiro contato nas fraudes de investimento geralmente é feito por meio de anúncios, enquanto nos golpes de romance, a abordagem inicial é feita via mensagens diretas.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE