Janela Para o JapãoNotícias

Secretário-chefe do Gabinete promete rápido retorno de japoneses sequestrados pela Coreia do Norte

O secretário-chefe do Gabinete do Japão, Hayashi Yoshimasa, expressou seu comprometimento de fazer todos os esforços possíveis para concretizar o rápido retorno de todos os cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte.

O principal porta-voz do governo é responsável pela questão dos sequestros. Ele fez a promessa na segunda-feira, ao se encontrar com membros de um grupo que buscam se reunir com seus familiares desaparecidos, cujo sequestro pela Coreia do Norte não pôde ser descartado, mas que ainda não foram oficialmente reconhecidos como sequestrados.

Durante a reunião, Hayashi pediu desculpas pelo fato de o governo não ter conseguido concretizar o retorno de cidadãos japoneses na Coreia do Norte, após a repatriação de cinco sequestrados em 2002.

Ele disse que o primeiro-ministro Kishida Fumio expressou sua intenção de manter conversações de alto nível para marcar uma reunião entre Kishida e o líder norte-coreano Kim Jong Un. Hayashi disse que, sob a liderança de Kishida, o governo tomará medidas ousadas para realizar o retorno de todos os sequestrados japoneses, independentemente de o governo os ter identificado oficialmente como sequestrados ou não.

O chefe do grupo, Imai Hideki, observou que o governo não identificou nenhuma outra pessoa desaparecida como sequestrada, exceto uma pessoa reconhecida em 2006. Imai disse que o grupo tem material sobre pessoas com alta probabilidade de terem sido sequestradas e quer que o governo as reconheça rapidamente.

O irmão de Imai, Yutaka, desapareceu depois de deixar sua casa na cidade de Hirosaki, província de Aomori, em 1969.

Além de 17 cidadãos japoneses oficialmente reconhecidos como sequestrados pela Coreia do Norte, o governo reconhece que há vários casos de pessoas desaparecidas nos quais a possibilidade de sequestro pela Coreia do Norte não pode ser descartada.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *