Trabalhador recebe atendimento humanizado no Ganha Tempo em Marília e também por serviços online
Os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília foram incluídos ao Ganha Tempo em fevereiro e a disponibilização de atendimento pelo aplicativo online começa esta semana
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília vem sendo reformulado para oferecer um atendimento melhor e mais humanizado ao cidadão. Desde fevereiro o serviço foi transferido da rua Carlos Gomes para a Avenida das Indústrias, sendo incluído entre os diversos serviços municipais oferecidos no programa Ganha Tempo Municipal. A partir dessa semana, outra novidade é a automação do atendimento: o serviço online, por chatbot do Whatsapp, possibilitará o acesso aos serviços à distância, por celular ou computador.
A Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, responsável pelo convênio com o governo do Estado, para gestão do PAT de Marília, reestruturou o atendimento oferecido na cidade para dar mais conforto, privacidade, acessibilidade e resolutividade no atendimento.
O PAT de Marília fornece informações e orientações ao trabalhador e auxilia os empregadores na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos entre quem procura emprego e quem tem uma vaga para oferecer, dentre outros serviços. O posto faz a Intermediação de Mão de Obra – IMO, ao promover a (re)colocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas junto ao Sistema Nacional de Emprego – SINE, reduzindo os custos e o tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.
Promove ainda a Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Conta também com o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), um serviço de emprego apoiado para facilitar a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A mudança de endereço e inclusão no Ganha Tempo já promoveu a melhora total das condições físicas do atendimento presencial que hoje passa a ser agendado eletronicamente, oferece consulta online às vagas de emprego e orientações sobre a habilitação remota ao seguro desemprego. No endereço anterior, além de mais distante do terminal de ônibus, não oferecia 100% de acessibilidade, nem área coberta de espera ou acesso a sanitários.
No Ganha Tempo o PAT ganhou espaço mais adequado para a população, com sala de espera confortável, painel de senhas, sanitários, bebedouros, climatização e rampas para 100% de acessibilidade, além do serviço passar a ser prestado mediante agendamento o que diminui o tempo de espera e até a necessidade de deslocamento físico até o local. Os serviços agora são gerenciados e o fluxo e qualidade do atendimento são controlados via sistema informatizado e contribuirá para a eficácia e a eficiência dos serviços.
O PAT on-line, foi incluído no sistema automatizado ao cidadão através do whatsapp 3402-6000, opção 6 e através dele o trabalhador poderá receber a lista de vagas de emprego disponíveis (eliminando a necessidade de ir até o PAT), evitando inclusive a exposição e constrangimento de quem não quer mostrar aos outros que está a busca de melhores condições profissionais.
A habilitação ao seguro-desemprego também compõe as opções on-line e pode tanto ser acessada via aplicativo quanto através de agendamento presencial com as orientações da documentação necessária e prazo para solicitação do benefício. No caso de serviços estritamente presenciais do PAT, ou dificuldade no acesso digital, o trabalhador poderá agendar data e horário de atendimento para reduzir o tempo de espera e evitar retorno por falta de documentação necessária.
Conforme informou o prefeito Daniel Alonso (PL), além de melhorar a qualidade do atendimento a transferência do PAT também unifica e facilita os serviços em apenas um local, no Ganha Tempo. “Esta é a finalidade do Ganha Tempo, de colocar em um único local diversos serviços municipais, que por si só já facilita e melhora o atendimento à população”, declarou.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) está no Ganha Tempo Municipal, na Avenida das Indústrias, 294, com atendimento das 8h às 17h de segunda à sexta-feira. O aplicativo automatizado do PAT na Internet é pelo whatsapp no número (14) 3402-6000 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os serviços são ofertados na Opção 6. O email é patmarilia@sde.sp.gov.br e o blog com informações sobre vagas www.patdemariliasp.blogspot.com.