Chuvas torrenciais estão previstas para as regiões japonesas de Kyushu, Shikoku e Tokai
O oeste e outras regiões do Japão estão recebendo fortes chuvas causadas pelo ar quente e úmido que flui para um sistema de baixa pressão acima do sul da região de Kyushu.
A Agência de Meteorologia prevê que o sistema de baixa pressão que acompanha uma frente avançará em direção nordeste, ao longo da costa do Pacífico do Japão.
Chuvas torrenciais localizadas e trovoadas estão previstas para esta terça-feira nas regiões de Okinawa e Amami, bem como no oeste do Japão, e até quarta-feira na região de Tohoku e no leste do país.
Segundo meteorologistas, faixas de nuvens carregadas podem ser geradas, trazendo chuvas torrenciais para as províncias de Kochi e Tokushima até a noite de terça-feira. Faixas semelhantes de nuvens carregadas podem afetar as províncias de Aichi, Gifu e Shizuoka até o final da noite de terça-feira. Esse tipo de chuva pode aumentar o risco de desastre em pouco tempo.
Os meteorologistas pedem cautela para deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, aumento do nível da água nos rios, bem como relâmpagos, tornados, rajadas de vento e granizo.
Eles também pedem que as pessoas se abriguem em edifícios robustos caso detectem sinais de nuvens de tempestade desenvolvidas se aproximando.
O poderoso tufão Ewiniar, por sua vez, está se desenvolvendo no mar a leste das Filipinas à medida que se dirige em direção nordeste, ganhando velocidade. A previsão é de que a tempestade se aproxime da região de Daitojima entre a tarde e a noite de quarta-feira. Recomenda-se cuidado contra ventos fortes e mar agitado.