Janela Para o JapãoNotícias

Homem usa IA para criar programa que criptografa dados para exigir resgate

Um homem de 25 anos de idade foi preso na segunda-feira (27) sob a acusação de criar um programa de computador usando inteligência artificial generativa para fins ilegais, noticiou o Yomiuri.

O suspeito preso pela polícia metropolitana de Tóquio é Ryuki Hayashi, o qual teria usado seu computador pessoal e celular para combinar informações sobre a criação de programas de malware obtidas após dar instruções a vários sistemas generativos de IA em março do ano passado, segundo os investigadores.

Segundo a polícia, o programa criado por Hayashi foi projetado para criptografar dados em sistemas e exigir criptomoeda como resgate. Não houve relatos de danos causados até o momento.

Consta que o acusado admitiu a acusação durante o interrogatório: “Eu queria ganhar dinheiro com ransomware e pensei que poderia fazer qualquer coisa se perguntasse à IA”.

Plataformas como o ChatGPT da OpenAI, e outras, criaram medidas para prevenir o uso de dados para práticas criminosas.

Mas Hayashi teria supostamente dado instruções aos sistemas de IA, ao mesmo tempo em que ocultava seu propósito de criar um programa para obter informações de design necessárias para criptografar arquivos e exigir resgate.

Ele teria pesquisado maneiras de obter informações ilegalmente com base na IA ​​generativa que usou.

A polícia metropolitana prendeu o autor do ransomware em março, pela suspeita de registo fraudulento de um cartão SIM de smartphone. A polícia encontrou um vírus caseiro num computador e outros itens apreendidos na sua casa.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *