Vereador Nomura destina recursos para a UBS Vila Mariana – Diogo Nomura
A área da Saúde tem sido uma das principais bandeiras do vereador Aurélio Nomura (PDS). Depois de destinar recursos para a Unidade Básica de Saúde Vila Gumercindo – Professora Jandira Massur e para o Centro Especializado em Reabilitação (CER III), localizado dentro da UBS Sigmund Freud, em Moema (ambas na zona Sul de São Paulo), Nomura empenhou emenda parlamentar para as novas instalações da UBS Vila Mariana, que leva o nome de seu saudoso pai, Diogo Nomura, que foi dentista, vereador, deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por cinco legislaturas.
A entrega aconteceu nesta segunda-feira (27), com a presença do prefeito Ricardo Nunes, do secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco e lideranças da comunidade nipo-brasileira, entre eles o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Renato Ishikawa, do diretor do Escritório Regional de Marília, Walter Ihoshi, e do advogado Kiyoshi Harada, um dos mais respeitados juristas do país, além do presidente e do diretor do Cooper Clube, respectivamente, Carlos Fujii e Milton Millione, entre outros.
Prédio novo – Em seu discurso, Nunes lembrou que “essa é 29ª UBS que nós requalificamos nesta gestão”. “Essa unidade estava num prédio pequeno e alugado e nós construímos num prédio novo da prefeitura. Nós ampliamos a quantidade de equipamentos, mas também estamos cuidando daquilo que já existia”, declarou o prefeito.
Saúde bucal – O vereador agradeceu todos que contribuíram para que o projeto fosse concretizado, em especial, o vereador Sansão Pereira, autor da Lei que denominou a nova UBS com o nome do seu pai, Diogo Nomura, e destacou que, além de modernos equipamentos que possibilitarão um melhor atendimento à população, a nova instalação conta também com uma área odontológica, incluindo um aparelho de radiografia odontológica.
Além da saúde bucal, a UBS Vila Mariana – Diogo Nomura oferece ainda atendimento nas áreas de psicologia, fisioterapia e nutrição. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, “essa unidade trará muito mais qualidade no atendimento à população, com mais acessibilidade e ampliando a capacidade de atendimento dessa região”.
O equipamento integra os demais 39 equipamentos de saúde no território e conta com uma estrutura física composta por oito consultórios, três equipes para atendimentos odontológicos, duas salas de espera e salas para medicação/emergência, coleta de exames, curativos, vacinas e observação; além da farmácia, recepção, cozinha, sala “Nossos Idosos”, banheiros PCD, entre outros.
Investimentos – Foram investidos R$ 6.097.184,56 para a implantação do equipamento e o custeio mensal é de R$ 792.823,82. A unidade conta com um quadro de 67 profissionais, entre eles quatro médicos clínicos, um pediatra, um ginecologista, um médico generalista, seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, dois farmacêuticos, três técnicos de farmácia, nove cirurgiões dentistas, seis auxiliares de saúde bucal, um assistente social, um enfermeiro II (equipe Idoso), um técnico de enfermagem (equipe Idoso), um psicólogo, um nutricionista e um fisioterapeuta.
Visita domiciliar – Os usuários da unidade podem participar dos grupos e atividades desenvolvidas, como visita domiciliar, Programa de Automonitoramento Glicêmico (Pamg), Mãe Paulistana, Planejamento Familiar, auriculoterapia, Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Programa Saúde na Escola (PSE), Tai Chi Pai Lin e grupos de gestantes, RN, alimentação saudável, idosos (Recrear), LGBTIA+, tabagismo, entre outros.
Localizada agora na rua Dr. Diogo de Faria, 678, na Vila Clementino, a unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas.
(com informações da Prefeitura)
FONTE: NIPPON JÁ