Janela Para o JapãoNotícias

Inspeção veicular poderá ser feita 2 meses antes do vencimento do certificado

A inspeção veicular poderá ser realizada até dois meses antes do vencimento do certificado de vistoria. A informação é do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, publicou a Jiji Press.

Até agora é permitida a inspeção um mês antes do vencimento. A previsão é de que a nova regra seja aplicada a partir de abril de 2025.

Objetivo da inspeção

A inspeção é realizada com base na Lei de Veículos de Transporte Rodoviário, na qual é verificado o padrão de segurança de itens como pneus, medidores e luzes.

Conduzir um veículo cuja inspeção esteja vencida em vias públicas pode resultar em suspensão da carteira de motorista e outras penalidades administrativas ou criminais.

Com exceção de veículos novos, a validade da inspeção é de dois anos para carros de uso particular e de um ano para ônibus e caminhões.

Caso a inspeção for realizada dentro de um mês antes do vencimento, o novo período de validade pode ser estendido sem perder o tempo restante.

Excepcionalmente, em regiões insulares desfavorecidas onde não há serviços de inspeção, era permitido realizar a inspeção dois meses antes do vencimento.

A demanda por inspeções se concentra no final do ano fiscal, devido ao grande número de pessoas adquirindo veículos para o início de uma nova fase de vida.

Diante da dificuldade dos proprietários de veículos em conseguir reservas, existe a preocupação das autoridades sobre a capacidade de concluir as inspeções dentro do prazo.

Para distribuir melhor a demanda, será permitido realizar a inspeção dois meses antes do vencimento em todo o país.

O Ministério divulgará as mudanças através de associações industriais e governos locais. Com o período de inspeção mais longo, espera-se uma redução nos casos de veículos oficiais e empresariais que deixam a inspeção vencer por descuido.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *