DestaquesMarília

Marília tem 173.136 eleitores que poderão votar no dia 6 de outubro

No dia 6 de outubro em Marília o número oficial de eleitores que poderão comparecer às urnas para as Eleições Municipais 2024 será de 173.136 eleitores, de um total de 209.761 cadastrados. A cidade continua não tendo segundo turno (já que são necessários o mínimo de 200 mil eleitores aptos) pois 2.886 eleitores foram suspensos por condenação penal e 33.739 já não votaram nas últimas três eleições, por desinteresse ou morte.

Para poder votar no dia da eleição é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral e o prazo final para a emissão de novos títulos, alterações no local de votação e regularização de pendências se encerraram no dia 8 de maio. A Lei de Eleições determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido nos 150 dias anteriores ao dia da eleição.

O voto no Brasil é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos.

Já uma pessoa só pode concorrer a um cargo político se estiver filiada a um partido. As filiações já se encerraram no mês de abril. Além disso, precisa comprovar nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral e domicílio eleitoral na cidade em que pretende concorrer há pelo menos seis meses antes do pleito.

No caso dos partidos, podem participar das eleições municipais os que tiverem registrado seu estatuto no TSE até seis meses antes do pleito e que, até a data da convenção partidária, tenham um órgão de direção provisório ou definitivo na cidade da eleição.

Em Marília existem 22 partidos com órgãos de direção, os chamados diretórios municipais. Destes, apenas dois correm risco de não poder participar das Eleições, por estarem suspensos. O Cidadania falta entregar a prestação de contas e o PCO precisa informar o número do CNPJ.

Os candidatos devem ser escolhidos nas convenções partidárias, que são realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto no ano eleitoral. O nome dos escolhidos precisa ser registrado na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

Com 22 partidos, sendo seis deles vinculados a três federações, o pleito desse ano poderá colocar até 324 candidatos a vereador na disputa (são 18 candidatos por partido ou federação). Se prevalecer o comportamento histórico da proporcionalidade entre candidatos homens e mulheres, a tendência é de que sejam até 228 homens e 114 mulheres.

Uma média de 506 votos de eleitores por candidato a vereador. Se todos os eleitores efetivassem o voto válido, o quociente eleitoral seria de 10.184 votos, porém a média histórica é de 30% de votos inválidos, por abstenção do eleitor ou por votos nulos ou em branco: resultando uma média de 7 mil votos o possível quociente eleitoral desse ano (número total de votos válidos divididos pelas 17 vagas para vereador).

FONTE: JC MARÍLIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *