Saúde

Roda de conversa e encaminhamento de doadores ao Hemocentro são iniciativas da Santa Casa de Marília no Junho Vermelho

Roda de conversa com profissionais da área assistencial, neste dia 7 de junho (sexta-feira), às 10h, no salão de reuniões e campanha de doação de sangue, com encaminhamento de doadores ao Hemocentro, estão entre as iniciativas da Santa Casa de Marília no Junho Vermelho, o mês de conscientização sobre a importância do procedimento que salva vidas.

Folhetos com informações sobre doação de sangue estão sendo entregues durante este mês de junho nas alas de internação do hospital para captar doadores, não apenas familiares e acompanhantes de pacientes internados, bem como pessoas da comunidade que tenham acesso aos dados e entendam o quão fundamental é doar sangue.

Junho é o mês dedicado para fortalecer a Campanha de Doação de Sangue no mundo todo. Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

No dia 15 de junho (sábado), grupo de colaboradores da Santa Casa de Marília será encaminhado para doação de sangue no Hemocentro, das 7h às 13h.

A doação de sangue

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de determinados medicamentos, ter dormido bem na noite anterior e não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. É imprescindível a apresentação de documento de identidade emitido por órgão oficial.
 
Os doadores de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal e aqueles com mais de 60 anos não poderão doar pela primeira vez.

É recomendável evitar alimentos carregados em gordura em torno de 4 horas antes da doação. Além disso, existem alguns impedimentos temporários que merecem atenção na hora de se prontificar para ser doador. Após um resfriado, é necessário esperar 7 dias até o desaparecimento dos sintomas. A doação no período gestacional também não acontece. Amamentação, se o parto aconteceu há menos de 12 meses, também é motivo de impedimento temporário. Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses também fica impedido de doar.

Em outros casos o impedimento pode ser definitivo e proibir a pessoa de doar sangue para o resto da vida. A hepatite após os 11 anos de idade é um exemplo. Além disso, ter contraído Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária são impedimentos definitivos na doação de sangue.

A pós-doação merece cuidados como se hidratar para repor os volumes perdidos. Um lanchinho também ajuda na recuperação do doador.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone (14) 3434-2541.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *