Empresa vai demolir prédio após reclamações de que bloqueia a visão do Fuji
A incorporadora Sekisui House Ltd. informou na segunda-feira (10) que demolirá um prédio quase concluído no oeste de Tóquio, depois que residentes próximos reclamaram que o edifício bloqueia parcialmente a visão do Monte Fuji, noticiou a Kyodo News.
A Sekisui informou ainda que estava a poucas semanas de o edifício receber seus moradores.
A empresa, com sede em Osaka, decidiu demolir o prédio de 10 andares em Kunitachi, construído ao longo de uma rua conhecida pela vista do icônico pico de 3.776 metros, devido à “consideração insuficiente pelo impacto sobre o cenário.”
Consta que a Sekisui House realizou reuniões com os moradores sobre o assunto e até alterou o projeto inicial, como reduzir o número de andares e a altura de cada andar.
Um representante da empresa comentou: “Estávamos cientes da cultura (local) que valoriza a paisagem, mas não a consideramos adequadamente. Também pedimos desculpas às partes contratantes.”
O condomínio fica a 10 minutos da estação JR Kunitachi e começou a ser construído em janeiro de 2023.
A maior parte das unidades foi vendida por cerca de 70 milhões de ienes a 80 milhões de ienes.
A Sekisui House então relatou ao governo de Kunitachi sua decisão de cancelar o projeto nesta terça-feira (11).
A empresa disse que contabilizaria os custos de construção e taxas de desmantelamento como perdas extraordinárias.
A decisão gerou reações diversas. Uma mulher que mora nas proximidades disse que está feliz por poder desfrutar novamente da vista do Monte Fuji da rua. Outro disse que o desenvolvedor pode ter reagido exageradamente às reclamações daqueles que estão insatisfeitos com o projeto.
Foto: Reprodução
O edifício no fim da rua cobre parte do Monte Fuji, motivo da reclamação dos vizinhos
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE