Centro de Saúde pronto e fechado há quatro meses deixa 10 mil moradores sem atendimento no Cavalari
Um investimento de R$ 1,1 milhão da Prefeitura com repasse do governo do Estado promete melhorar o atendimento da população da Zona Oeste desde julho de 2022
As obras do Centro de Saúde do Jardim Cavalari, na Rua Vereador Delmiro Zumioti, uma unidade de atendimento em atenção primária proposto pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Marília, foram concluídas em fevereiro desse ano. Desde então, o local está fechado, vazio e sem uso há quase quatro meses sem qualquer sinal de que será ocupado e de que algum serviço de saúde será instalado no espaço. Em junho de 2022, quando a Prefeitura assinou o convênio para receber o dinheiro do Estado, a promessa era a de que iria beneficiar com atendimento médico cerca de 10 mil moradores do entorno.
Atualmente, o Jardim Cavalari possui apenas uma unidade de saúde, a USF Jardim Cavalari “Dr. Roberto Martes Antiqueira Elias”, na Rua João Gerônimo Perineti, começo do bairro. O crescimento populacional da região, com novos bairros como o Morumbi e diversos condomínios como o Altos da Colina, Arezzo, Vale Verde Limoeiro, entre outros. Para se ter uma ideia, o endereço da nova unidade de saúde recém construída fica há 20 quadras ou cerca de dois quilômetros de distância da USF do Cavalari. Toda a população precisa percorrer até 40 quadras para se ter atendimento médico.
A última manifestação da Prefeitura sobre a nova unidade foi em agosto do ano passado, quando metade da obra já estava concluída. Desde então o atendimento a ser oferecido no local não foi mais citado e quatro meses após o local estar pronto para uso nada foi feito.
A construção foi iniciada em 18 de abril de 2023 para ser entregue em fevereiro de 2024 e atender população estimada em 10 mil pessoas da região divulgou a Prefeitura de Marília.
O investimento foi conquistado na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), por intermédio do programa Qualivida, que oferece subsídios para construção de unidades de atendimento na saúde, após trabalho do vereador Evandro Galete (PSB).
O próprio vereador que conquistou o recurso para a obra cobra da Prefeitura o uso do espaço. Galete protocolou em março um questionamento ao prefeito para saber quando o atendimento de saúde começaria a ocorrer no local, sem resposta até agora.
O Espaço Saúde do programa Qualivida em Marília conta com um prédio formado por três blocos interligados, com 251 metros quadrados de construção em terreno de 1.000 metros quadrados. O primeiro bloco de acesso oferece recepção e sala de espera com 21 lugares. O segundo bloco é destinado aos consultórios, salas de curativo e procedimentos, apoio técnico, administração, sala de reuniões, conforto e DML. O terceiro abriga ainda uma sala de imunização (sala de vacinação), farmácia, consultório ginecológico, copa e vestiários de funcionários.
FONTE: JC MARÍLIA