Aliados do governador de Okinawa não obtêm maioria em eleição para a Assembleia Provincial
Aliados do governador de Okinawa, no sul do Japão, não conseguiram obter maioria em eleição realizada no domingo para a Assembleia Provincial. O governador de Okinawa, Tamaki Denny, opõe-se ao plano do governo nacional de transferência de uma base militar americana para um novo local da província.
Setenta e cinco candidatos concorreram a 48 vagas na eleição. O índice de comparecimento de eleitores foi de 45,26% — o menor já registrado.
O Partido Liberal Democrático (PLD), que não apoia Tamaki, e autodenominadas forças neutras, entre as quais o Partido da Inovação do Japão e o Komei, conquistaram 28 cadeiras, quatro a mais do que as que dispõem atualmente.
É a primeira vez em 16 anos que legendas lideradas pelo PLD obtêm maioria de deputados na assembleia.
No Parlamento nacional, o PLD e o Partido Komei formam a coalizão governista, enquanto o Partido da Inovação do Japão está na oposição.
Na eleição de Okinawa, aliados do governador da província conquistaram 20 cadeiras, quatro a menos do que as que dispõem atualmente. Entre seus aliados estão o Partido Comunista do Japão, o Partido Democrático Constitucional e o Partido Social-Democrata.
Todas as três siglas estão na oposição no Parlamento nacional.
Cedo da manhã desta segunda-feira, o governador de Okinawa falou a jornalistas após a divulgação dos resultados da eleição. Tamaki Denny disse que lhe cabe aceitar de forma sincera o resultado e refletir se a sua maneira de lidar com a política da província foi correta ou se deveria ter trabalhado mais arduamente.
No entanto, o governador acrescentou que continua firmemente contrário à transferência da Base Aérea de Futenma, do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, para o distrito de Henoko, da cidade de Nago.
A base situa-se hoje em uma área densamente povoada da cidade de Ginowan.
FONTE: NHK PORTUGUÊS