Virar uma mesa e gritar, correr no lamaçal são algumas das curiosas competições do Japão
No Japão existem algumas competições bastante curiosas para os ocidentais. As mais recentes foram realizadas neste fim de semana, como virar uma mesa pequena e uma corrida na qual os participantes se hidrataram comendo melancias.
A competição da mesa foi realizada na cidade de Yahaba, na província de Iwate, no sábado (15).
O objetivo dos 30 participantes, incluindo crianças de 2 anos a adultos com 74 anos, era virar uma mesa pequena, para lançar os objetos sobre ela o mais distante possível.
Ao mesmo tempo, os competidores tinham que gritar alguma mensagem.
A competição é organizada todos os anos por um grupo de jovens membros de uma associação comercial, para revitalizar as atividades na cidade.
O resultado é que muita gente riu e se divertiu com a performance de cada um.
E o vencedor foi um homem de Morioka, em Iwate, que veio com seu filho. Ele virou a mesa, lançando os objetos sobre ela a 7,44 metros.
Melancias na corrida
A cidade de Tomisato, na província de Chiba, foi palco de uma maratona na qual os corredores se reidrataram comendo melancias, já que a cidade é produtora da fruta.
A corrida atraiu 5.600 atletas, muitos dos quais vieram fantasiados com motivos relacionados à melancia.
Ao longo de percurso, os postos para reidratação não tinham garrafas ou copos com água, mas pedaços generosos de melancia.
Como no ano passado 9 pessoas foram hospitalizadas com sintomas de insolação, neste ano a distância entre os postos foi mais curta, sendo a cada 2 km para crianças e de 7 km para adultos.
O evento atraiu gente de vários lugares do Japão. Um corredor que mora na cidade disse que participou das últimas dez corridas.
Bebês chorões
Mas existem outras competições que chamam a atenção dos estrangeiros.
Uma delas é realizada no mês de abril, o Festival do Bebê Chorão no Templo Sensoji, em Asakusa, Tóquio.
Os bebês são erguidos por lutadores de sumô e aquele que chorar primeiro é o vencedor.
A crença no Japão é de que os bebês que choram crescem fortes e saudáveis.
Mas para ‘ajudar’ as crianças a chorar, um juiz usa uma máscara assustadora de uma criatura chamada de Tengu.
Corrida na lama
Na cidade de Kashima, província de Saga, foi organizada no início deste mês a Gatalympics, um festival esportivo realizado na lama, publicou o Asahi.
Os organizadores do Gatalympics disseram que o evento atraiu neste ano 1.300 participantes e 27 mil espectadores.
Os competidores foram testados em suas habilidades na lama, tendo que atravessar um grande faixa de lodo caçando um tesouro ou mesmo lutando sumô.
Houve também uma disputa com os participantes deitados em pranchas, tendo que deslizar sobre o lamaçal, como fazem os surfistas no mar.
Aqueles que emergiram vitoriosos da lama não tinham outra opção a não ser sorrir com o corpo totalmente coberto pela lama, para diversão do público.
Foto: Reprodução/NHK
Competidoras na maratona onde a hidratação era feita com melancias
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE