Alerta de evacuação em Okinawa e previsão de chuvas torrenciais no sul do Japão
A província de Okinawa emitiu alerta de evacuação para os moradores da cidade de Nago, diante do alto risco de ocorrerem deslizamentos de terra em toda a cidade devido às chuvas fortes, publicou a NHK.
O alerta é de nível 3, isto é, voltado à evacuação de idosos ou de pessoas com dificuldades de se deslocar até os abrigos.
A operadora Japan Railway West anunciou que em razão das chuvas cancelou a circulação dos trens nesta terça-feira (18) em algumas rotas da linha Kansai.
Os trechos são estes: da linha Kansai, da estação Kameyama, na província de Mie, até Kamo, na província de Quioto; e da estação Nishiwakishi até Tanigawa, na linha Kakogawa.
Outro trecho com suspensão do serviço ocorre na linha Wakayama, entre as estações Takada e Hashimoto.
JR West recomenda que as pessoas procurem se manter informadas, pois a circulação dos trens podem atrasar ou ser cancelados dependendo das condições climáticas.
Ainda na Tokaido, mas para trens comuns, pode haver atraso entre as estações Odawara, na província de Kanagawa, e Atami, em Shizuoka. O mesmo ocorre na linha Ito, entre Atami e a estação Ito.
A JR Tokai informou que poderão ocorrer atrasos na Tokaido Shinkansen.
Ainda na Tokaido, mas para trens comuns, pode haver atraso entre as estações Odawara, na província de Kanagawa, e Atami, em Shizuoka. O mesmo ocorre na linha Ito, entre Atami e a estação Ito.
Previsão para a terça-feira
A previsão para esta terça-feira é de que a chuva atinja a faixa entre as regiões de Kyushu até a costa sul de Kanto, no lado do Pacífico, conforme o Tenki.
A Agência Meteorológica do Japão informou que há o risco de se desenvolver uma Zona de Precipitação Linear na região de Shikoku até por volta do meio-dia desta terça-feira.
Essa zona é composta por nuvens cumulo-nimbos, geralmente muito escuras, e prenúncio de chuvas torrenciais. Como essa zona é estacionária, aumenta ainda mais o risco de desastres. Por isso as pessoas devem procurar abrigo em edificações robustas.
As regiões de Kinki e Tokai também são atingidas por fortes chuva.
Em alguns lugares é provável que a quantidade de chuva possa ser comparada ao volume de uma “cachoeira”, segundo os meteorologistas.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a chuva está se intensificando principalmente em Okinawa/Amami e Kyushu neste momento.
Por volta das 4h, foram observados 55 milímetros de chuva na ilha Watanaki, em Okinawa, e 39,5 mm em Ebino, na província de Miyazaki.
As chuvas aumentaram o risco de ocorrerem deslizamentos de terra na província de Kagoshima, onde foram emitidos alertas de deslizamentos de terra para algumas áreas.
É esperada a formação de uma Zona de Precipitação Linear nas províncias de Kochi, Tokushima, Ehime e Kagawa até o meio-dia.
A previsão até por volta das 6h de quarta-feira (19) é a seguinte: 250 milímetros de chuva em Tokai; 200 mm em Kanto-Koshin e Shikoku; 150 mm em Kinki; 120 mm em Izu/região de Okinawa; e 100 mm em Amami.
Foto: Reprodução/Tenki
FONTE: ALTERNATIVA