Agência emite alerta de chuva forte e de deslizamentos de terra em Kagoshima
A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta após o desenvolvimento de uma zona de precipitação linear na província de Kagoshima. O fenômeno representa grande perigo, por trazer chuvas fortes em uma mesma área, noticiou a NHK.
A previsão é de que choverá forte também em algumas áreas na faixa entre as regiões de Shikoku, Kinki, Tokai e Kanto até por volta do meio-dia.
Na tarde desta sexta-feira (21), a chuva no oeste do Japão e na região de Tokai cessará em muitos lugares.
Mas deverá persistir em Kanto, podendo chover mais forte por volta do meio-dia.
Perigo em Kagoshima
As condições altamente instáveis na região de Kyushu favorecem a formação de nuvens escuras em Kagoshima.
Até às 5h a Agência registrou 65 milímetros de chuva muito forte em Kimotsuki, na província de Kagoshima.
O alerta emitido pela Agência foi às 5h18, para a região de Osumi, e depois às 5h27 incluindo a área de Satsuma, considerando o aumento do risco de um desastre.
Na cidade de Ibusuki, ocorreu um deslizamento de terra, sem deixar feridos. Mas o alerta foi dado também para as cidades de Kanoya, Kinko, Kimotsuki, Kagoshima, Hioki, Ichikikushikino, Satsumasendai, Aira, Satsuma, Makurazaki, Minamisatsuma e Minamikyushu.
Na ocorrência de uma zona de precipitação linear, as pessoas devem procurar um local seguro, uma edificação robusta, mantendo distância de rios e encostas.
O volume de chuva pode aumentar o risco de deslizamentos de terra.
Os sinais que precedem um deslizamento são rachaduras nas encostas, sons ou cheiros estranhos ou jorro de água turva.
Rota interrompida
O Escritório Nacional de Rodovias de Kagoshima informou que na rota 226 há uma certa quantidade de terra e areia na pista após um desmoronamento.
O tráfego foi fechado em um trecho de aproximadamente 11 quilômetros entre o cruzamento de Kiiri, na cidade de Kagoshima, e o cruzamento de Ibusuki Iwamoto, na cidade de Ibusuki.
O Escritório Rodoviário Nacional de Kagoshima iniciará os trabalhos de restauração após confirmar a segurança do local.
A quantidade de chuva que caiu nas 24 horas até as 6h foi de 408 mm na cidade de Ibusuki e 361,5 mm em Kiiri, cidade de Kagoshima, ambas as maiores quantidades desde que a Agência começou a manter estatísticas.
As chuvas aumentaram o risco de deslizamentos de terra em Kagoshima e um alerta nesse sentido já foi emitido para várias áreas.
A frente que está causando essa instabilidade permanecerá no sul do Japão até o sábado (22).
Espera-se que um sistema de baixa pressão passe por Kyushu e se mova para o leste ao longo da costa sul de Honshu, a ilha principal do Japão, com risco de chuvas muito fortes e trovoadas localizadas antes do meio-dia no sul de Kyushu.
A meteorologia informou que até a manhã de sábado deverá chover 150 mm em muitos lugares no sul de Kyushu.
A Agência Meteorológica do Japão pede às pessoas para que fiquem extremamente atentas a deslizamentos de terra, inundações de áreas baixas, transbordamento de rios e que tomem precauções extras contra rajadas de vento fortes, incluindo relâmpagos e tornados.
Aconselha as pessoas a ficar longe de rios cheios, encostas de montanhas e outras áreas perigosas.
Temperaturas
Nas regiões de Hokuriku e Tohoku, onde a previsão é de sol, com os termômetros marcando 30°C.
Já no centro de Tóquio a meteorologia indica que a temperatura cairá um pouco, para 23°C, cerca de 5°C menos do que na quinta-feira (20).
No sábado (22), o dia será ensolarado no leste do Japão e na região de Tohoku, mas o tempo começará a piorar a partir do oeste, com risco de chuva forte principalmente no lado do Mar do Japão até domingo.
Foto: Reprodução
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE