Japão tem dia mais quente do ano e cerca de 150 pessoas com suspeita de insolação
A segunda-feira (24) foi o dia mais quente do ano no país. Os termômetros marcaram mais de 36°C em várias áreas. A província de Ibaraki anunciou o primeiro alerta de insolação em Kanto. E 120 pessoas em Tóquio e outras províncias da região foram levadas aos hospitais com sintomas de insolação, publicaram a TBS News e NHK.
A Agência Meteorológica do Japão informou que o calor excessivo se deve ao fenômeno Foehn, no qual uma massa de ar desce das montanhas e é aquecida por compressão, somado à luz solar no lado Pacífico do Japão.
As temperaturas máximas registradas foram de 36,8°C na cidade de Sano, província de Tochigi, a mais alta do país até agora neste ano; 36,4°C no distrito de Ushiku, na cidade de Ichihara, província de Chiba; 36,1°C na cidade de Yorii, província de Saitama; e 36°C em Kiryu, província de Gunma, ou quase 10°C acima da média anual.
Outras províncias também registraram altas temperaturas: a cidade de Shizuoka marcou 35,5°C; Otsuki, na província de Yamanashi, teve 33,8°C; o centro de Tóquio e as cidades de Yokohama (Kanagawa) e Matsumoto (Nagano) tiveram 33,4°C; e em Mito (Ibaraki) o calor atingiu 33,1°C, as temperaturas mais quentes para cada uma até agora neste ano.
Hospitalizadas
Na região de Kanto, pelo menos 120 pessoas precisaram ser hospitalizadas devido ao calor na segunda-feira, sendo 55 em Tóquio, 31 em Saitama, e também de outras províncias, como Chiba, Kanagawa, Gunma, Ibaraki e Tochigi.
Em Kumagaya (Saitama), uma mulher de 40 anos foi transportada para o hospital. O ar condicionado de seu carro quebrou e, depois de dirigir por cerca de 20 minutos, ela começou a sentir dor de cabeça. Então precisou ser socorrida às pressas.
Na região de Tokai, 36 pessoas, incluindo uma menina de 6 anos, também foram levadas aos hospitais com suspeita de insolação. Na província de Aichi foram 20 pessoas, enquanto 12 eram de Gifu e 4 de Mie.
Na área de Tokai, a temperatura mais alta foi observada na cidade de Tajimi (Gifu), 33,2°C.
O calor foi tão intenso que um homem de 78 anos desmaiou em seu carro por volta das 14h50 e precisou ser socorrido.
Em Mitake (Gifu), por volta das 13h30, uma menina de 6 anos da primeira série estava voltando da escola para casa, quando se sentiu mal e começou a vomitar. Ela foi levada ao hospital e acredita-se que seu estado de saúde seja moderado.
Terça-feira
A previsão para esta terça-feira (25) é de chuva intermitente em Kyushu. Choverá forte também nas regiões de Kanto e Tohoku.
Nuvens de chuva estão se espalhando na faixa entre Kyushu e Tokai nesta manhã.
Na região de Kanto, o sol aparecerá por alguns momentos pela manhã, mas é provável que choverá forte à tarde.
A meteorologia estima que as temperaturas cheguem a 30°C em Tóquio, 33°C em Maebashi, 31°C em Sendai.
Foto: Reprodução
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE