Ouvidoria: População faz 25 reclamações por dia contra serviços da Prefeitura de Marília
Terrenos sujos e buracos lideram com folga as reclamações na Ouvidoria da cidade de Marília
A Ouvidoria Geral do Município concluiu o relatório de abril, consolidando os dados do primeiro quadrimestre de 2024 em relação às principais queixas e reclamações da população contra os serviços, programas, ações e servidores municipais.
No acumulado do ano já foram registradas 2.991 reclamações contra a prefeitura, gerando uma média diária de 25 queixas por dia.
Em janeiro foram registradas 882 reclamações, sendo 741 de diversos setores e 141 especificamente da Saúde. Em fevereiro foram 765 queixas, sendo 605 gerais e 160 só da Saúde. Em março foram 663 reclamações, sendo 499 gerais e 164 da Saúde. Em abril foram 681 queixas, sendo 508 gerais e 173 da Saúde.
As principais queixas são recorrentes e repetitivas. Entre as gerais, a maioria envolve a limpeza e capinação dos terrenos particulares, que estão a maioria abandonados; seguido da manutenção asfáltica das ruas ou a chamada operação tapa-buraco e a terceira é a limpeza ou capinação dos próprios terrenos municipais. A quarta reclamação mais relatada são os vazamentos de água.
Na saúde, as principais reclamações são contra os servidores, criticados pelo mal atendimento oferecido à população, a falta de medicamentos gratuitos doados, a falta de vigilância sanitária na eliminação de criadouros de dengue, falta de fraldas descartáveis, baixa cobertura na assistência à saúde e dificuldade de acesso aos pacientes.
A Ouvidoria é uma unidade do setor público, que acolhe as demandas dos cidadãos, zelando pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É o canal por meio do qual o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos.
A Ouvidoria Municipal é responsável por acolher denúncias, reclamações, sugestões ou elogios relativos ao atendimento prestado à população local pelos órgãos da Prefeitura, fazendo com que o usuário dos serviços públicos seja um agente participativo da administração.
Como fazer uma reclamação?
Para reclamar da prefeitura na Ouvidoria Geral do Município basta comparecer à Rua 4 de Abril, 41 – Centro (fundos). Horário de atendimento é das 8h00 às 17h00. Tem ainda o telefone: 0800-776-6111 ou WhatsApp: (14) 3402-6000 – Opção 10 (adicione este número no whatsapp e envie uma mensagem). O e-mail é ouvidoria@marilia.sp.gov.br.
FONTE: JC MARÍLIA