Janela Para o JapãoNotícias

Calor pode chegar a 38ºC nesta quinta; Japão emite alerta para 15 províncias

As temperaturas continuam subindo em todo o Japão, com previsão de até 38ºC nesta quinta-feira (4) na região Tokai, informou a emissora NHK.

As autoridades meteorológicas alertam para o risco de hipertermia e insolação e recomendam o uso adequado de ar-condicionado e a ingestão frequente de líquidos.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a alta pressão do Pacífico está se intensificando, elevando as temperaturas.

A previsão inclui 38ºC em Shizuoka, 36ºC em cidades como Miyazaki, Kofu (Yamanashi), Maebashi (Gunma) e Kumagaya (Saitama), e 35ºC em Gifu, Nagoia (Aichi), Hamamatsu (Shizuoka), Saitama, Utsunomiya (Tochigi) e Tsuchiura (Ibaraki). Outras cidades como Kagoshima, Oita, Quioto, Tsu (Mie), Tóquio, Yokohama (Kanagawa) e Chiba devem enfrentar temperaturas de 34ºC.

A Agência Meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram “Alerta de Atenção para Hipertermia” para 15 províncias: Okinawa, Kagoshima, Miyazaki, Fukuoka, Nagasaki, Oita, Tokushima, Wakayama, Mie, Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Chiba, Saitama e Ibaraki.

Com o aumento repentino das temperaturas, há uma tendência de mais pessoas serem hospitalizadas devido à insolação ou hipertermia. As autoridades recomendam usar o ar-condicionado, beber líquidos de forma constante (pode ser em pequenas quantidades se a pessoa não estiver sentindo muita sede), e evitar atividades físicas intensas ao ar livre, além de fazer pausas frequentes para se proteger do calor.

O “Alerta de Atenção para Hipertermia” é uma informação divulgada conjuntamente pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Agência Meteorológica do Japão com o objetivo de prevenir males causados pelo calor extremo.

Este alerta é baseado no “Índice de Calor (WBGT)”, que leva em consideração a “temperatura”, a “umidade” e o “calor radiante” (calor proveniente do solo, edifícios e corpos).

Quando o índice de calor é previsto em “33” ou mais em qualquer um dos 58 distritos de previsão em todo o país, o alerta é emitido. Nessas áreas, é essencial intensificar as medidas de prevenção contra a insolação e hipertermia, além das práticas habituais.

Foto: Reprodução
A cor roxa no mapa indica “Alerta de Atenção para Hipertermia”, com índice de calor acima de 33, e a parte vermelha mostra locais com índice de calor acima de 31

FONTE: ALTERNTIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *