65ª Expo-Agrícola da Região de Lins busca valorizar os pequenos agricultores
Evento bastante tradicional na região de Lins, no Noroeste paulista, a 65ª Expo-Agrícola da Região de Lins acontece nesta sexta e sábado (5 e 6), na Av. Duque de Caxias, 646, sede da Abcel – Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Lins –, entidade responsável pela realização do evento.
Nesta quinta-feira (4), acontece o recebimento e cadastro dos Produtos e dos Agricultores e na sexta (5), das 14h às 15h, o julgamento dos produtos pelos agrônomos.
Além da exposição, haverá uma área para venda de produtos, uma praça de alimentação com comidas típicas, apresentações culturais e palestras.
200 produtores – O público poderá visitar e conferir as novidades dos setores de verduras, frutas , ovos e cereais. O evento conta com cerca de 200 produtores rurais e agricultura familiar, e aproximadamente 620 amostras de produtos. Após o evento, os produtos são doados para diversas entidades assistenciais do município.
Visibilidade – Segundo o presidente da Abcel, Massamitu Masuda, a proposta é dar visibilidade ao trabalho do pequeno agricultor familiar e resgatar as tradições buscando fortalecer o setor.
Para isso, conta, será montado um salão de agricultura familiar. “É uma amostra do quanto nossos pequenos empreendedores rurais têm vocação e talento para produzir alimentos variados e de boa qualidade”, destaca Masuda, explicando que “é o agricultor familiar que todos os dias traz verduras e frutas frescas para as nossas mesas”.
“Além disso, eles movimentam a economia local. É uma troca de vai e vem”, destaca Masuda, acrescentando que, hoje, os pequenos produtores travam uma luta desigual com os gigantes do agro. “Nada contra os grandes do agro, mas a agricultura familiar vem perdendo cada vez mais espaço”, diz Masuda, lembrando que atualmente “estamos buscando alimentos cada vez mais longe, o que acaba encarecendo o produto para o consumidor”.
“Também estamos realizando visitas às diversas Prefeituras da região no sentido de buscarmos uma identidade para a região, como ocorre, por exemplo, com São Joaquim, em Santa Catarina, conhecida pela produção de maçã; Tomé-Açu, com o açaí e Pìedade com a produção de cebola”, conta Masuda, lembrando que Lins não tem um produto que identifique a região.
Palestras – Um dos destaques da programação da 65ª Expo-Agrícola são as palestras que acontecem nesta sexta-feira, a partir das 15h.
A primeira será com o engenheiro agrônomo e presidente do Conselho de Administração do Sicoob Ouro Verde, George Hiraiwa, que vai falar sobre “Startup no Agro”. Formado pela Esalq/USP, com mais de 30 anos de liderança experiência em cargos de liderança, George Hiraiwa foi secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná e é mentor e investidor em startups do agro.
Na sequência, o agricultor Sergio Roncoleta vai abordar o tema “Experiência com Hidroponia”. Agricultor da cidade de Getulina, com vasta experiência direta do campo e atualmente trabalhando no ramo de hidroponia, Sergio Roncoleta pretende compartilhar suas experiências com o intuito de incentivar e fortalecer outros produtores.
(Aldo Shiguti)
65ª Expo-Agrícola da Região de Lins
Quando: Dias 5 e 6, das 10 às 22 horas
Onde: Sede da Abcel (Av. Duque de Caixas, 646 – Lins)
Entrada franca