DestaquesGeral

Após sete meses parada, reforma do Terminal deve ser retomada; novo contrato foi firmado

Rescisão de contrato de reforma do terminal no começo da obra deixou canteiro de obras abandonado por sete meses, inclusive calçada inacabada

A reforma e ampliação do Terminal Urbano “Dom. Hugo Bressane de Araújo” parada em dezembro do ano passado enfim deve ser retomada após sete meses parada. Os usuários do transporte público foram obrigados a conviver com estruturas inacabadas, como a calçada de pedestre, e até um banheiro sem as portas, por todo esse período. A Prefeitura enfim efetivou a contratação da segunda empresa colocada na licitação para o serviço.

Contratou a Construtora Contato Engenharia Ltda, de São Paulo, para execução das obras de reforma. O contrato com a empresa, que ficou em segundo lugar na disputa inicial, realizada em 2022, ocorreu em sistema de dispensa de licitação.

A primeira vencedora, BB Lima Construções e Comércio Eireli, de Bauru, realizou apenas 6,98% do trabalho e recebeu R$ 83.578,94 pelo serviço. O contrato foi rescindido “amigavelmente” em dezembro de 2023 e a obra paralisada.

A reforma prevê serviços como reforço de alvenaria, pisos e revestimentos cerâmicos, regularização de contrapiso e reboco, divisória de banheiro, além da instalação de elevador com estrutura metálica e vidro.

Em março deste ano, conforme já noticiado, a Câmara aprovou, em regime de urgência, o PL (Projeto de Lei) que autoriza a prefeitura a abrir créditos suplementares e adicionais no Orçamento para o fornecimento de material e mão de obra para a revitalização do terminal. Depois disso, o valor destinado ao orçamento de 2023 (R$ 1.197.153,06) para o trabalho foi transferido para 2024.

O terminal já se tornou insuficiente e pequeno para receber o tráfego de ônibus e seus itinerários. São 18 baias ou vagas de estacionamento de veículos dentro do terminal para mais de 30 linhas de diferentes destinos na cidade. O espaço reduzido acaba por liminar e determinar horários diferentes para embarque e desembarque das linhas.

No município, o sistema de transporte permite a integração entre duas linhas diferentes, para maior possibilidade de combinação de destinos sem custo adicional de tarifa. Um passageiro pode sair de Nóbrega e ir até o Nova Marília, pegando duas linhas diferentes com apenas uma tarifa de passagem. A integração pode ser feita tanto dentro do terminal como em qualquer ponto de interseção entre os percursos das duas linhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *