Janela Para o JapãoNotícias

Autoridade das Finanças do Japão recusa comentar sobre rumores de intervenção

Um funcionário de alto escalão do Ministério das Finanças do Japão não quis comentar se houve intervenção no mercado cambial.

Kanda Masato falou a repórteres na manhã de sexta-feira (12). Na quinta-feira, em Nova York, a moeda japonesa subiu brevemente, chegando a 157 ienes em relação ao dólar.

Ele respondeu às especulações de intervenção por parte do governo japonês e do Banco do Japão, dizendo: “De modo geral, não há mudança em nossa postura de tomar as medidas apropriadas contra oscilações excessivas nas taxas de câmbio. Não tenho nada a responder sobre intervenções no mercado.”

Kanda disse que é natural acreditar que as recentes movimentações cambiais foram impulsionadas por especuladores. Acrescentou que não seria desejável que tais medidas prejudicassem a vida das pessoas.

A moeda japonesa subiu brevemente mais de 4 ienes em relação ao dólar em Nova York após a divulgação de um fraco índice de preços ao consumidor dos EUA.

O Departamento do Trabalho disse, na manhã de quinta-feira, que os preços subiram 3% em junho em relação ao ano anterior, mas tiveram queda de 0,1% em relação ao mês passado.

O resultado foi mais fraco do que o esperado, aumentando a expectativa de que o banco central americano reduza os juros já em setembro, abrandando a diferença entre as taxas dos EUA e do Japão. Isso possivelmente fortaleceria o iene em relação ao dólar.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *