Janela Para o JapãoNotícias

Previsão de chuvas entre Kyushu e Tohoku; forte calor deve continuar

As condições atmosféricas permanecem instáveis devido à influência de uma frente, aumentando a força da chuva na faixa entre Kyushu e Tohoku. Há o risco de formação de uma zona linear de precipitação na manhã desta segunda-feira (15) no norte de Kyushu e na província de Yamaguchi, ocasionando chuvas torrenciais. Agência Meteorológica do Japão pede vigilância rigorosa com relação aos deslizamentos de terra, inundação de terras baixas e transbordamento de rios, publicou a NHK.

A Agência explicou que a frente de chuva sazonal se tornou mais ativa devido ao fluxo de ar quente e húmido, tornando as condições atmosféricas extremamente instáveis numa vasta área, de oeste a leste do Japão.

Apenas na região de Kyushu são esperadas chuvas de mais de 50 milímetros por hora durante a tarde. Pode ocorrer a formação de zona linear de precipitação no norte de Kyushu esta manhã, mas também existe o risco de fortes chuvas no sul de Kyushu, incluindo Kagoshima, informou a TBS.

A região de Kanto também será afetada pela chuva nas partes da manhã e da tarde, segundo a meteorologia. Em Aichi e Shizuoka, na região de Tokai, o clima pode mudar facilmente, com períodos de sol e chuva localizada.

A chuva pode aumentar no sul de Tohoku à tarde. Hokkaido e a região norte de Tohoku terão céu predominantemente ensolarado, mas choverá ao longo das montanhas e no interior.

Na terça-feira (16), continuará chovendo de Kanto a Kyushu, com também são esperadas chuvas esparsas e trovoadas. O clima ficará gradualmente mais estável a partir de quinta-feira (18), e o fim da estação chuvosa deverá ser anunciado já na quinta-feira na região de Kanto-Koshin.

Emissão de alerta

Segundo o Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, por volta das 4h desta segunda-feira foram registrados 53 milímetros de chuva na cidade de Hitoyoshi (Kumamoto), 32,5 mm em Izumi (Kagoshima) e cidade de Karatsu (Saga).

A Agência emitiu alerta de formação de zona linear de precipitação especialmente para as províncias de Fukuoka, Saga, Oita, Kumamoto, Nagasaki e Yamaguchi. Esse fenômeno é marcado pela formação de nuvens cúmulo nimbos, que são escuras e sinônimo de chuvas extremamente fortes, aumentando o risco de desastres.

Na ocorrência do fenômeno, há não apenas o risco de inundações, mas também de o solo ficar ainda mais solto, aumentando a possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terra. As autoridades recomendam que as pessoas busquem refúgio em edificações robustas.

Deslizamento de terra

Segundo a polícia e os bombeiros, pouco antes das 11h do domingo (14), um deslizamento de terra ocorreu em uma encosta atrás de uma casa em Iwasemichicho, na cidade de Nagasaki, na província de mesmo nome.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o deslizamento teve cerca de 5 metros de altura e 10 metros de largura. Havia duas pessoas na casa naquele momento, mas não houve feridos.

Ainda em Nagasaki, na cidade de Goto, na manhã de domingo a lateral de uma estrada desmoronou, deixando-a fechada para o trânsito, até que os detritos sejam retirados.

Na cidade de Goto foi observada uma faixa linear de chuva na manhã de domingo, resultando em uma chuva forte de 85,5 mm por hora.

O norte de Tohoku e Hokkaido terão períodos de sol, mas à tarde é provável que haja chuvas e trovoadas principalmente no interior, segundo o Weather Map.

Embora esteja nublado e chuvoso durante o dia, a temperatura em muitos lugares está perto dos 30°C ou mais e o clima continuará quente e úmido.

O tempo deverá ser extremamente quente durante três dias consecutivos, com temperaturas subindo para 30°C em Sapporo (Hokkaido) e 35°C em Naha (Okinawa).

À medida que o calor intenso continua, as autoridades pedem para as pessoas terem cuidado com a hipertermia, permanecendo em ambientes com ar refrigerado e se mantendo hidratadas.

Foto: Reprodução

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *