Janela Para o JapãoNotícias

98% dos japoneses mestiços sofrem pequenas discriminações, mostra pesquisa

Perto de 98% dos japoneses mestiços, que têm um dos pais estrangeiro, já sofreram algum tipo de discriminação, mostrou uma pesquisa feita em nível nacional, publicou a agência Kyodo News.

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, em 2022 as estatísticas populacionais apontavam que um dos pais de uma em cada 50 crianças nascidas no país era estrangeiro.

E como há essa mistura, pelo menos 60% das pessoas entrevistadas reclamaram que as pequenas agressões são feitas na forma de questionamentos sobre as suas raízes japonesas, de onde são entre outros pontos.

Cerca de 30% delas se sentiram menosprezados pelas suas raízes e 15% disseram ter sido interrogados pela polícia na rua.

Ao todo, 448 pessoas forneceram respostas elegíveis à pesquisa realizada via online, entre os meses de março e abril, com quase 90% dos entrevistados com idades entre 18 e 39 anos.

A pesquisa foi conduzida por um comitê formado por Lawrence Yoshitaka Shimoji, pesquisador visitante da Universidade da Califórnia, Berkeley, e Viveka Ichikawa, psicoterapeuta e candidato a doutorado na Universidade de Toronto.

Cerca de 68% dos entrevistados disseram ter sofrido maus-tratos e discriminação devido à sua identidade vista como não totalmente japonesa.

Os pesquisadores coletaram também alguns depoimentos.

Uma pessoa de ascendência japonesa e serra-leonesa disse que uma empresa rescindiu um contrato de trabalho com ela, afirmando que ela não parecia japonesa numa primeira reunião presencial.

Outra na casa dos 20 anos, com ascendência britânica, disse que sua professora do ensino fundamental lhe disse que ela cresceria e teria seios grandes porque ela é “metade” japonesa.

“O Japão já tem pessoas vivendo com múltiplas origens étnicas e raciais. A incompreensão delas perpetua a exclusão, e esta é uma situação séria”, disse Shimoji.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *