Julho Vermelho da Santa Casa de Marília foca prevenção e combate às doenças cardiovasculares
A Santa Casa de Marília realiza atividades durante o Julho Vermelho, o mês de prevenção e combate às doenças cardiovasculares. Com o slogan “#CuidedoSeu Coração”, a campanha tem como principal foco alertar as pessoas sobre a importância de ter hábitos saudáveis e de procurar profissionais da área da Cardiologia constantemente para garantir mais qualidade de vida e longevidade.
Neste dia 16 de julho (terça-feira), a médica cardiologista da Santa Casa de Marília, Joyce Gonçalves Berteli, vai abordar o tema: “Insuficiência Cardíaca”, em palestra aberta aos públicos interno e externo, com início previsto para as 14h, no salão de reuniões da instituição.
A médica cardiologista, Joyce Gonçalves Berteli
Pedágio com a participação de funcionários acontece nestes dias 16 e 17 de julho (terça e quarta) – às 6h30, 7h30, 11h, 12h, 18h30 e 19h30 – nas proximidades da entrada de funcionários, com acesso pela rua 21 de Abril, em tenda montada para esta finalidade. Aferição de pressão arterial e orientações serão passadas por profissionais da área da Cardiologia da Santa Casa de Marília.
Referência regional
A Santa Casa de Marília é referência em Cardiologia Clínica, Intervencionista e Cirúrgica para 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde), realizando a maioria dos seus procedimentos via SUS (Sistema Único de Saúde).
No Ambulatório de Cardiologia do hospital, que funciona no prédio do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, são aproximadamente 12 mil atendimentos por ano, todos eles SUS, entre consultas médicas e exames. Os pacientes são encaminhados pela rede básica de saúde dos municípios da região Centro-Oeste Paulista.
O serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília realiza 2.400 procedimentos anualmente, sendo 1.260 cateterismos e 420 angioplastias através do SUS para pacientes da região, o equivalente a mais de 70% do total.
Já o serviço de Cirurgia Cardíaca, faz 540 procedimentos cirúrgicos por ano, incluindo intervenções de válvula do coração e implantações de marcapasso, sendo mais de 80% destes serviços prestados via Sistema Único de Saúde.
A REC (Unidade de Recuperação Cardiológica) conta com equipe multiprofissional e equipamentos modernos, proporcionando aos pacientes atendimentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), exclusivos para a Cardiologia.
QualiSUS Cardio e Selo de Distinção
O serviço de Cirurgia Cardíaca da Santa Casa de Marília é destaque no País e recentemente foi incluído no Programa QualiSUS Cardio, do Ministério da Saúde, classificado como Nível “A”, após rigorosa classificação de desempenho em procedimentos de alta complexidade.
No Centro-Oeste Paulista apenas dois hospitais foram selecionados e entre eles está a Santa Casa de Marília. Isso comprova a qualidade da assistência prestada pelo serviço de Cirurgia Cardiovascular da Santa Casa de Marília para toda a região de Marília e o mais importante: todas as cirurgias analisadas foram realizadas pelo SUS.
No início de 2023, o IQG (Instituto Qualisa de Gestão), certificador da ONA (Organização Nacional de Acreditação), em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista, conferiu o Selo de Distinção ao Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília.
A certificação reconhece a qualidade e a excelência nos serviços prestados à comunidade pela Hemodinâmica da unidade hospitalar filantrópica mariliense, pautado sempre no cuidado centrado do paciente.
Ao todo, foram analisados 22 Protocolos Assistenciais e 19 Indicadores de Qualidade do Serviço de Hemodinâmica, além das políticas e ferramentas utilizadas pela Santa Casa de Marília no modelo de gestão de pessoas, de processos de trabalho, de segurança ao paciente, bem como de planejamento estratégico.
As certificações por distinção resultam em melhorias contínuas na qualidade do atendimento prestado aos pacientes, no compromisso com um alto padrão de serviço, na qualificação permanente dos profissionais, representando um reconhecimento positivo pelo desempenho, resultados obtidos e cultura de qualidade e segurança desenvolvidas na Santa Casa de Marília.