Boas Notícias

Greve INSS: veja como usar os serviços digitais durante a paralisação

Para tentar escapar dos impactos da greve dos servidores, o INSS informa que há pelo menos 90 serviços digitais oferecidos via on-line, app e no número 135. O comando da Previdência Social disponibiliza no site as orientações para as solicitações, dúvidas e informações dos serviços.

A central de atendimento, pelo telefone 135, funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Os serviços vão desde requerimentos, perícias médicas e dúvidas sobre benefícios até extratos e questões mais específicas, como cálculos e dúvidas sobre tempo de aposentadoria.

O INSS orienta que aqueles que precisam de atendimento pericial para a obtenção do auxílio-doença busquem o Atesmed, serviço de avaliação remota de documentos implantado pelo instituto, que busca agilizar a análise e desburocratizar, dispensando a realização de perícia presencial.

Como agendar

O INSS garante que o funcionamento dos serviços digitais será mantido, sem alterações, mesmo com a paralisação por tempo indeterminado dos servidores.

Para usar os serviços digitais, basta agendar por meio do site Meu INSS.

Nos casos de perícia médica já marcada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para o Atestmed.

“Para os demais casos, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS”, orienta o instituto.

Serviços digitais

A lista de serviços digitais supera 90 opções, mas alguns são os mais frequentes, todas as instruções estão na página do INSS, que é a mesma do Meu INSS.

Por exemplo:

  • Requerimento: para solicitar, é preciso dar início para indicar qual é a solicitação e colocar a agência da Caixa;
  • Perícias médicas: para agendar e verificar se há resultado;
  • Benefícios: aposentadorias e salário maternidade;
  • Calculadora: na página é possível consultar como está a vida do trabalhador no que se refere a tempo para a aposentadoria e os detalhes referentes a isso.

Greve e reivindicações

A greve foi deflagrada dia 16.

Os servidores reivindicam a recomposição de perdas salariais dos últimos anos, a reestruturação e o reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado.

Também querem o cumprimento do acordo de greve de 2022; o nível superior para ingresso de Técnico do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos; e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei.

A lista incluem ainda a revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; condições de trabalho e direitos do trabalho para todos, independente da modalidade de trabalho; fim do assédio moral institucional e reestruturação dos serviços previdenciários, segundo a Agência Brasil.

FONTE: SÓ NOTICIA BOA (VIA AGENCIA BRASIL)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *