Hitachi encerrará produção de ar-condicionado no Japão após vender negócio para Bosch
A Hitachi anunciou na terça-feira (23) que está se retirando do mercado de produção de ar-condicionado para uso doméstico no Japão, informou o jornal Yomiuri.
A empresa venderá sua participação na joint venture de negócios de climatização, estabelecida com a norte-americana Johnson Controls International (JCI), para a empresa alemã Bosch.
O valor da venda da participação da Hitachi é de 1,4 bilhão de dólares (aproximadamente 218 bilhões de ienes).
A joint venture foi criada em 2015, com a Hitachi detendo 40% e a JCI 60%. A conclusão da venda está prevista para junho de 2025.
Após a venda, a joint venture se tornará uma subsidiária integral da Bosch, que continuará a vender ar-condicionado doméstico sob a marca Hitachi através de um contrato de licença de marca.
Por outro lado, o negócio de climatização para uso comercial, que prevê um aumento na demanda de data centers, será adquirido pela divisão de eletrônicos domésticos da Hitachi.
A Hitachi lançou o primeiro ar-condicionado de janela no Japão em 1952. Em 1959, adotou o símbolo do urso polar e, desde 1975, a marca “Shirokuma-kun” tornou-se popular no Japão.
A empresa está focando em seus negócios centrais e áreas de crescimento, e está vendendo negócios que têm menos relação com seus objetivos principais.
Foto: Divulgação
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE