Janela Para o JapãoNotícias

Parceria Honda e Nissan poderá contar com Mitsubishi

Soube-se que a Mitsubishi Motors está considerando participar da estrutura colaborativa que está sendo discutida pelas outras montadoras, Honda e Nissan.

Se isso acontecer, a indústria automobilística japonesa será dividida em duas: um grupo centrado na Toyota Motor e o outro em uma aliança Honda-Nissan

À medida que os Estados Unidos (Tesla) e a China (BYD) partem para a ofensiva com os veículos eléctricos (VEs), as principais montadoras nacionais continuam a cooperar para reforçar a sua competitividade.

Honda e Nissan anunciaram em março que iniciariam discussões para colaboração em áreas como VEs e desenvolvimento de software. As duas empresas também estão considerando o desenvolvimento conjunto do software básico (SO) que controla o desempenho do carro.  

Nissan detém 34% das ações da Mitsubishi e está colaborando no desenvolvimento e fabricação de keis. Em março, o presidente da Nissan, Makoto Uchida, disse: “Existe a possibilidade de as empresas envolvidas também colaborarem (parceria Honda e Nissan)”, e a Mitsubishi Motors foi vista como uma provável candidata.

Também há vantagens para a Honda. Enormes investimentos são necessários para desenvolver baterias e software para VEs. Se a Mitsubishi Motors, que tem um histórico comprovado em eletrificação, como trabalhar com a Nissan em keis, se juntar ao grupo, será possível reduzir os custos de desenvolvimento.

indústria automobilística japonesa ficará claramente polarizada. Em 2023, Honda, Nissan e Mitsubishi Motors tiveram vendas globais de 8,32 milhões de veículos. Entretanto, a Toyota, o maior fabricante de automóveis, está aprofundando os seus laços com a Suzuki, Mazda e Subaru, e a soma sobe para 16,63 milhões de unidades em vendas, o dobro.

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *