Exposição em Tóquio retrata bombardeios atômicos de 1945
Uma exibição foi inaugurada em Tóquio contendo comentários escritos por residentes sobre os bombardeios atômicos dos EUA de agosto de 1945 sobre Hiroshima e Nagasaki.
Trinta e cinco comentários escritos estão em exibição no centro comunitário da cidade de Kunitachi, no oeste de Tóquio.
A cidade e um grupo de moradores organizam este evento anualmente, com o objetivo de que as memórias dos bombardeios não sejam esquecidas.
Um comentário menciona a nuvem em forma de cogumelo da explosão nuclear, dizendo: “A nuvem naquele dia não era uma cumulonimbus. Imploro que não se esqueçam daquele dia.”
Outro diz: “Os que criaram as bombas foram nós, seres humanos, e aqueles que criarão um mundo pacífico também somos nós, humanos”.
Outros itens em exibição incluem um quadro pintado em conjunto por estudantes do ensino médio de Hiroshima e sobreviventes da bomba atômica. Ele retrata uma cena imediatamente após o lançamento da bomba na cidade, em 6 de agosto de 1945.
Uma visitante na faixa dos 80 anos disse que agora percebe o quanto é feliz simplesmente por viver uma vida comum. Afirma que são os seres humanos quem podem iniciar ou cessar guerras. Ela disse que é importante colocar seus sentimentos em palavras.
Kijima Kaori é membro do comitê executivo do evento. Ela disse esperar que as pessoas se lembrem neste mês de que bombas atômicas foram lançadas sobre o Japão no passado, mas que guerras ainda estão acontecendo no mundo hoje.
A exposição vai até 15 de agosto.
FONTE: NHK PORTUGUÊS