Janela Para o JapãoNotícias

3ª feira terá clima instável, com chuvas torrenciais em partes do país

 A terça-feira (20) será de tempo bastante instável no oeste e leste do Japão, com chuvas torrenciais localizadas, raios e rajadas de vento. O site Tenki credita a instabilidade ao tufão nº 9 que, apesar de estar distante do território japonês, influencia a entrada de ar úmido no país.

A previsão é de que as fortes chuvas locais causem inundação nas estradas, mesmo em áreas urbanas, quedas de raios e rajadas de vento capazes de causar cortes de energia.

O tufão nº 9 deverá seguir para o norte no Mar da China Oriental e transformar-se num ciclone tropical sobre a Península Coreana na quarta-feira (21).

Mas ainda que não se desenvolva muito, os meteorologistas pedem para as pessoas não baixarem a guarda. Isso porque o ar tropical muito úmido entrará em torno do tufão, principalmente no oeste e leste do Japão, provocando chuvas intermitentes.

Tempestade

Na segunda-feira (19), choveu localmente ao longo das regiões de Kyushu e Kanto, com emissão de alerta de deslizamento de terra de nível 4 – de um total de 5 – para que as pessoas evacuassem para áreas seguras. O alerta foi para a cidade de Ainan, na província de Ehime.

Foram emitidos alertas de chuvas fortes para as províncias de Tochigi, Kochi e Saitama, além de partes de Nagano.

Na madrugada de segunda-feira a região de Kanto foi atingida por condições climáticas instáveis, com chuvas fortes, relâmpagos e cortes de energia em muitas áreas.

No Aeroporto de Kumejima, em Okinawa, foi observada uma velocidade instantânea máxima do vento de 24,2 metros devido ao tufão.

Mesmo no oeste do Japão, que estava longe do tufão, o ar úmido na cidade de Kuroshio, na província de Kochi, causou chuvas extremamente fortes, excedendo 50 mm por hora.

Na cidade de Saitama, na província de mesmo nome, ocorreu corte de energia que afetou 3.220 residências. Em Tochigi, o mesmo problema atingiu 840 casas.

Previsão de chuvas

A previsão de chuvas até a noite desta terça-feira é de 180 milímetros em Shikoku, 150 mm no norte de Kyushu, 120 mm em Chugoku e 100 mm no sul de Kyushu e Kanto Koshin.

Nas áreas urbanas, as chuvas podem provocar inundações de estradas e as pessoas devem tomar suas precauções, mantendo-se longe de rios e evitando passar por vias subterrâneas.

Outro problema que o clima poderá causar é a queda de energia devido a raios e rajadas de vento.

Com a queda de energia, o calor em ambientes fechados pode ser um fator preocupante, já que não poderão ser usados aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

Uma recomendação dos meteorologistas para evitar sintomas de insolação é preparar água engarrafada gelada, chá de cevada, bebidas esportivas e produtos refrescantes (refrigeradores de pescoço, bolsas de gelo) com antecedência.

Outra dica é manter uma caixa térmica com gelo e um ventilador portátil. Escolha roupas feitas de materiais leves e de secagem rápida.

Em caso de queda de energia, beba bastante líquido e use bolsas de gelo, gelo ou toalhas úmidas para resfriar o corpo, para evitar que a temperatura corporal suba.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *