Kawasaki Heavy Industries comunica irregularidades em dados sobre motores de navios
A gigante japonesa Kawasaki Heavy Industries comunicou que, por mais de 20 anos, cometeu irregularidades no registro de dados sobre consumo reduzido de combustível em motores de navios de sua fabricação.
A empresa informou ter registrado dados irregulares em 673 de um total de 674 motores. Trata-se de motores instalados em vários tipos de embarcação, como grandes navios de carga, porta-contêineres e navios-tanque a partir do ano 2000, quando entraram em vigor normas sobre emissões nocivas de óxido de nitrogênio.
A empresa explica que registrou dados irregulares por meio de manipulação de equipamentos de teste com o objetivo de manter os números dentro de uma variação admissível decidida com clientes. Reconhece que os dados irregulares podem ter impacto sobre as emissões de óxido de nitrogênio.
Recentemente registros de dados irregulares semelhantes sobre motores de navios foram comunicados por subsidiárias da IHI Corporation e da Hitachi Zosen, o que levou no mês passado o Ministério dos Transportes Infraestrutura e Turismo a solicitar verificação de dados às fabricantes. A Kawasaki Heavy Industries diz ter descoberto as irregularidades após uma investigação interna.
A empresa anuncia que formará uma comissão especial de investigação a ser composta de especialistas externos para determinar a causa das irregularidades e estudar medidas capazes de evitar sua repetição.
A companhia desculpou-se por causar grande inconveniência e preocupação, admitindo que os incidentes prejudicam significativamente a confiança dos clientes e de outras partes interessadas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS