Janela Para o JapãoNotícias

Tufão Shanshan se aproximará do oeste do Japão e Amami a partir de terça-feira

Prevê-se que o tufão Shanshan se aproxime das partes ocidentais do Japão e da região de Amami, no sul, a partir de terça-feira. A tempestade possivelmente trará ventos fortes para a região, bem como fortes chuvas em amplas áreas ao longo do Pacífico.

A Agência de Meteorologia do Japão afirma que o forte tufão estava se dirigindo para oeste-noroeste sobre as águas ao sul do Japão a uma velocidade de 20 quilômetros por hora às 9 da manhã de segunda-feira.

O Shanshan tem uma pressão atmosférica central de 980 hectopascais. Tem ventos máximos sustentados de 126 quilômetros por hora perto de seu centro e rajadas de 180 quilômetros por hora.

A previsão é de que o tufão continue se movendo para o norte enquanto ganha força antes de se aproximar do oeste do Japão e da região insular de Amami, na província de Kagoshima.

Autoridades da agência preveem que a velocidade máxima do vento chegará a 108 quilômetros por hora no sul de Kyushu e Amami na terça-feira, com a velocidade máxima de rajada atingindo 162 quilômetros por hora.

Eles dizem que os ventos podem ser ainda mais fortes na quarta-feira, prevendo que a velocidade máxima do vento chegará a 162 quilômetros por hora no sul de Kyushu e Amami, e 90 quilômetros por hora na região de Shikoku.

A velocidade máxima da rajada pode chegar a 216 quilômetros por hora no sul de Kyushu e Amami.

A região de Tokai pode receber até 150 milímetros de chuva no período de 24 horas até a manhã de terça-feira, enquanto as regiões de Kinki e Shikoku podem receber 120 milímetros e 100 milímetros, respectivamente.

Durante as 24 horas até a manhã de quarta-feira, as chuvas podem chegar a 200 milímetros na região Tokai e no sul de Kyushu, 150 milímetros em Shikoku, 120 milímetros em Amami e 100 milímetros em Kinki e no norte de Kyushu.

As autoridades dizem que pode haver mais chuvas, já que a tempestade está se movendo lentamente.

Prevê-se que os mares fiquem agitados com as ondas e possam ficar extremamente bravios.

Autoridades da agência estão pedindo cautela contra ventos fortíssimos, deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, aumento do nível da água e transbordamentos de rios e ondas altas.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *