Tufão Shanshan se aproxima da região de Amami, no sudoeste do Japão
O tufão Shanshan está se movendo muito próximo da região de Amami, província de Kagoshima, na parte sudoeste do Japão. A previsão é de que a velocidade máxima das rajadas chegue a 252 quilômetros por hora na região, fortes o suficiente para derrubar casas.
Faixas de nuvens de chuvas intensas deverão se desenvolver sobre Kagoshima e a província vizinha, Miyazaki, até a noite de quarta-feira, podendo aumentar repentinamente os riscos de desastres.
Chuvas fortes localizadas também estão atingindo as partes oeste e leste do Japão, embora o tufão ainda esteja distante dessas áreas.
As autoridades meteorológicas estão pedindo à população que tenha cautela contra ventos violentos, ondas altas, mar agitado, bem como contra deslizamentos de terra e transbordamentos de rios.
A Agência de Meteorologia do Japão diz que, segundo dados das 5h00 desta quarta-feira, o poderoso tufão está se movendo lentamente em direção norte-noroeste sobre as águas da cidade de Amami.
A velocidade máxima das rajadas na Ilha Kikaijima, na região de Amami, chegou a cerca de 110 quilômetros por hora por volta da 1h30 de quarta-feira.
A chuva está se intensificando na região de Tokai, na parte central do Japão, à medida em que flui ar quente e úmido.
A cidade de Omaezaki, na província de Shizuoka, registrou 40,5 milímetros de chuvas durante uma hora, até as 4h00 da manhã.
FONTE: NHK PORTUGUÊS