Santa Casa de Marília ouve as experiências dos pacientes da Ala D e do Ambulatório de Especialidades
A Santa Casa de Marília ouviu as experiências dos pacientes da Ala D (Internação SUS – Sistema Único de Saúde) e do Ambulatório de Especialidades/Complexo Ambulatorial durante encontro realizado na semana passada, no salão de reuniões da instituição.
Entre alguns relatos de pacientes e familiares deles estiveram a importância da comunicação do médico com os acompanhantes para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao tratamento e a sua continuidade; a grande atuação da equipe médica do setor de Cirurgia Cardíaca; o acolhimento exemplar do serviço de Enfermagem do hospital, com explicações sobre cuidado e administração de medicamentos da melhor forma; e ações de segurança do paciente, fundamental em muitos casos, como a prevenção do risco de queda.
Foram sugeridas: a otimização do tempo de atendimento no leito durante o período de troca de plantão; uma melhor interação de alguns profissionais de enfermagem na abordagem ao paciente, principalmente no que diz respeito ao histórico clínico deles; a melhoria da comunicação dos médicos plantonistas da REC (Unidade de Recuperação Cardiológica); mais empatia e humanização da equipe de enfermagem durante o plantão noturno nas unidades de internação, bem como no PS (Pronto Saúde); e adequação da maneira como a família é comunicada de um óbito via contato telefônico.
Diretora assistencial da Santa Casa de Marília, a médica Renata Trinca, ressaltou o quanto são importantes estas reuniões para os pacientes e acompanhantes deles contarem suas experiências no hospital. “Desta forma, as áreas mencionadas deverão passar a desenvolver ações de correção do processo diante das fragilidades expostas”.
A atividade contou com a participação do primeiro vice-provedor do hospital, Luiz Antônio Orlando e do segundo vice-provedor José Luiz de Carvalho, além de responsáveis por diversos setores da unidade hospitalar filantrópica mariliense.